Associação dos Jovens Empresários (AJE) Fortaleza leva associados para visitarem empreendimentos de Jijoca de Jericoacoara em sua Missão Regional

A Associação dos Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza escolheu um dos destinos mais procurados do mundo para a sua Missão Regional deste ano, realizada no início deste mês de abril: Jijoca de Jericoacoara. E o objetivo de promover troca de experiências, conhecimentos entre associados e empresários locais foi atingido, como afirma o coordenador geral da AJE Fortaleza, Rafael Fujita.

“Tivemos uma experiência muito produtiva! Ver de perto como os empreendedores e poder público na região de Jijoca faz para impulsionar o turismo que, na região, corresponde a 85% da economia local e vem se destacando nacionalmente e, inclusive, mundialmente, recebendo investimento de vários grupos europeus”, disse ele.

O grupo conheceu as instalações e operações do Aeroporto de Cruz, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, E-Group (proprietários de mais de 15 hotéis no Brasil, gerando cerca de 100 empregos diretos só na região), Grupo Bonelli com mais 150 funcionários em Jijoca, Hurricane – que contam com três empreendimentos na Vila de Jeri -, os empreendimentos do Hotel Essenza. “Estivemos, ainda, com gestor do Sebrae local mostrando um pouco do trabalho que é feito com os pequenos e médios empreendedores locais, desde a formação até o apoio para gerir negócios de forma sustentável. A associação de crocheteiras foi um dos pequenos empreendedores que visitamos, contam com mais de 500 crocheteiras que vendem esta arte para o Brasil e mundo, hoje já estão vendendo para países como Portugal e França”, contou o coordenador.

Outro destaque, segundo ele, é ver os valores sócio ambientais que essas empresas levam consigo. Desde a valorização da comunidade local, gerando emprego e desenvolvimento humano na região até questões ambientais, como aproveitamento das águas cinzas e de ar condicionado, geração de energia fotovoltaicas, manutenção e preservação de praças e áreas públicas.