Chega em Fortaleza a Exposição itinerante da EDP que celebra a Língua Portuguesa

 Caminhão com circuito de atividades interativas estará no Aterro da Praia de Iracema entre os dias 7 e 9 de setembro, com jogos e cultura para crianças e adultos

Fortaleza receberá no feriado em comemoração à Independência do Brasil, a exposição itinerante A Energia da Língua Portuguesa. A iniciativa da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, traz atividades interativas relacionadas ao nosso idioma para o público de todas as idades. A mostra, que já atraiu mais 20 mil pessoas pelas cidades onde passou, estará aberta para visitação no Aterro da Praia de Iracema (na esquina da Avenida Rui Barbosa com Av. Beira Mar), entre os dias 7 e 9 de setembro, com entrada gratuita, de 10h às 19h.

São ao todo 300 metros quadrados de espaço, dentro e fora, com uma estrutura que possibilita aos visitantes o contato direto com informações, dados e curiosidades sobre os países que falam o português. Ali, os participantes poderão aprender de forma divertida as peculiaridades da língua, principalmente no Brasil e em Portugal, além de curiosidades sobre expressões comuns do idioma, considerado o sexto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

Do lado de fora, a exposição traz uma espaçosa área que convida os visitantes à leitura e à convivência, com puffs espalhados e estantes recheadas de livros. Conta também com  um painel de LED, que se transforma em uma tela de cinema, na qual serão exibidos filmes sobre poesia e cultura dos países que falam o português.

No domingo, às 15h, a área externa da estrutura vai receber também o show do rapper Vinícius Terra.

Atrações
O espaço interno do projeto itinerante conta com várias atividades divertidas e interativas com a língua portuguesa:

  • ‘A Língua Portuguesano Mundo, Viva a energia de estar lá: Os visitantes podem conhecer as dez nações que falam a língua portuguesa e a cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países podem ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, há o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas.
  • ´Gerador de Sotaques’: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher, de Portugal ou de outros estados do Brasil, e compartilhar em suas redes sociais.
  • ‘Uma Língua Cheia de Energia e História’:O painel interativo mostra o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.
  • ‘Letra por Letra’: O visitante tem que soletrar palavras danossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.
  • ‘Linha do tempo Brasil X Portugal’: Nesta estação, o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso a informações dos autores, data, estilo, etc.
  • ‘EDP e o Museu daLíngua Portuguesa’: Um painel instalado dentro do caminhão traz fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.
  • Área externa:cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras. À noite, o painel de LED se transforma em uma tela de cinema.

Valorização da Língua Portuguesa

A língua portuguesa é um patrimônio que une os países onde é falada e estabelece uma conexão especial entre as culturas. É por isso que a EDP investe em expressividades criativas que fomentem esta união.

A Companhia é a patrocinadora Máster da Restauração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, em cuja reconstrução investirá R$ 20 milhões nos próximos três anos. A exposição itinerante A Energia da Língua Portuguesa também apresenta conteúdos desenvolvidos em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM).

Exposição itinerante A Energia da Língua Portuguesa – Fortaleza

Local: Aterro da Praia de Iracema

Período: 7 a 9 de setembro de 2018 (sexta-feira a domingo)

Horário: 10h às 19h

Entrada Gratuita

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que emprega mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, conta com 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes em suas distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo, além de atuar nas áreas de Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia. No Brasil, é referência em áreas como Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Recentemente, destacou-se como pioneira no uso da robotização de processos e adquiriu participação na Celesc, em Santa Catarina.