Escola de Artes cearense promove evento cultural neste sábado (6)

Neste sábado, 6 de janeiro, a Escola de Artes Moita Redonda promove um encontro cultural com a apresentação da Orquestra de Barro e participação especial do Grupo Catavento da Tapera das Artes, Calé Alencar, Marta Aurélia, Marco Mansueto, Italo Rovere do Templo da Poesia, Fernando Catatau, Toré dos Jenipapos Canindé, o violeiro Raimundo Nonato e o fundador do Cordão Co Caroá, Paulo Leitão. Além disso, também acontecerá a exposição de trabalhos dos alunos da Escola, venda de cerâmica produzida na comunidade, beiju, bolo preto e muito mais. O evento começa à partir das 16h e tem entrada gratuita.

“A escola foi criada para promover a inclusão social e proporcionar novas oportunidades de educação e trabalho à população de Moita Redonda”, explica Tércio Araripe, idealizador da escola. O local abriga dois projetos: o Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro, fruto de pesquisa feita com instrumentos musicais confeccionados na própria comunidade, e o Mataquiri Museu, com uma proposta de diálogo da arte contemporânea com a ancestralidade, além de outras aulas em linguagens como teatro, circo, música e artes plásticas, incluindo cerâmica e gravura.

As atividades da Escola acontecem em diversos espaços, onde se conta com um amplo espaço ao ar livre, com árvores, uma casa de 1928 e outra de taipa, valorizando a cultura do barro, presente em toda a comunidade sempre reforçando a mensagem de sustentabilidade e conservação da natureza.

Sobre o povoado de Moita Redonda

Grande polo de produção de cerâmica artesanal do Ceará, Moita Redonda, que abriga hoje cerca de 970 habitantes, está localizada no semiárido cearense, onde as famílias têm como principal fonte de renda o barro colhido no rio “Mal Cozinhado”. A matéria prima é transformada na Cerâmica de Cascavel, considerada um dos ícones da cultura cearense.

No famoso povoado de Moita Redonda se vive independentemente de aparatos modernos e quem gera o sustento é a liberdade de criação. A mulher é vista como figura central. Usando técnicas ancestrais, elas modelam desde pequenas peças até grandes potes que são queimados em forno à lenha, mantendo viva a tradição há gerações.

Serviço

Evento cultural na Escola de Artes de Moita Redonda

06.01.2018

A partir das 16h

Informações: (85) 3458.1140

Assessoria de Imprensa

Inspira! Comunicação e Marketing

Assessoria de Imprensa da Escola Moita Redonda

Nyara Cavalcante | (85) 9 8750.1834 | nyara@agenciainspira.com

Mônika Vieira | (85) 98779.2007 | monika@agenciainspira.com

Eduardo Galdino I Jornalista Convidado

(85) 9 8430.2505

(85) 9 9913.1532

jornalistaeduardogaldino@gmail.com