Fortaleza tem Companhia e Escola Teatral que estão sempre em Cena

A vivência com as artes cênicas fez o ator e diretor cearense Aurélio Barros instalar na Capital Cearense, a CIA Teatral e Escola ENCENNA, isso, como forma de promover a ampliação da visão de mundo das pessoas que pensam e sonham em trabalhar com essa vertente artística. Para ele, a prática teatral favorece experiências que vão além do processo de integração e do enriquecimento da criatividade.

Auxiliar o indivíduo a se organizar em grupo é uma das propostas da CIA, que dispõe de Escola de Teatro como meio de estimular e desenvolver a consciência não só cultural, mas de toda a coletividade. A nova escola que faz o diferencial oferece inúmeras situações de aprendizagem, além de interagir com o cotidiano e funcionar como elo entre cultura, sociedade e indivíduo.

É sabido que o teatro possui valorosa importância na ação educativa e de formação do indivíduo, além de ajudar a entender os grandes dilemas sociais e individuais, pois exige do ator e do público, uma participação ativa, que instiga o olhar sobre diferentes realidades. A linguagem teatral ajuda no aprendizado sobre os seres humanos e suas relações no dia-a-dia, no cotidiano, na sociedade e, na vida de modo geral.

A Escola e seu objetivo geral

Formar um público sensível à linguagem teatral é a proposta da Escola de Teatro ENCENNA que pretende ampliar a vivência do teatro das pessoas que se interessam nesta forma de expressão, e principalmente em utilizar o teatro como um elemento de transformação. É através do exercício de teatro que o aluno experimentará criações corporais e orais que ampliarão a sua capacidade de se comunicar com o mundo e de conhecer a si próprio.

Capaz de ser utilizada como instrumento para fomentar discussões e desenvolver a criatividade, a Escola ENCENNA tem como prioridade não apenas o desenvolvimento da expressão artística dos alunos, mas, a contribuição que o teatro pode oferecer no processo de comunicação, concentração, perda da timidez, dentre outros benefícios que podem ser úteis nas diversas áreas da vida, inclusive, profissional.

O ENCENNA tem como princípios pedagógico e didático, inserir  ensinamentos por meio de exercícios que estimulam, acima de tudo, a criação do aluno no ato de se expressar e representar. A metodologia da Escola busca desenvolver desde a espontaneidade até uma preparação sólida para o ofício do ator – isso, para que os alunos estejam preparados para a arte da interpretação, como também, testes de elenco – e que, no futuro, possam ingressar em projetos e trabalhos.

Programa de Aulas

ENCENNA é uma Escola que se desenvolve em cinco módulos fundamentais:

  • Expressão Corporal
  • Expressão Vocal
  • Improvisação
  • Interpretação
  • Processo Prático de Montagem do Espetáculo

Público Alvo

Livre para pessoas interessadas, a Escola respeita uma divisão por faixa etária para que a linguagem seja direcionada facilitando a compreensão.

*Teatro Infantil I (De 05 a 09 anos de idade)

*Teatro Pré-Adolescentes II (De 10 a 13 Anos de Idade)

*Teatro Adolescente (De 13 a 17 Anos de Idade)

*Teatro Adulto (A partir de 18 Anos de Idade)

Cronograma de Aulas

*Turma Infantil I: Das 14h às 16h

*Turma Pré-Adolescentes: Das 16h às 18h

*Turma Adolescentes: Das 09h às 11h

*Turma Adulta: Das 19h às 21h

*Duração: 2hs Semanais

*Duração: 5 meses (Com certificado e sem montagem de espetáculo)

*9 meses (Com certificado e montagem de espetáculo para apresentação em um teatro da cidade)

*A montagem e produção do espetáculo ocorrerão com a participação coletiva .

Aurélio Barros – O Professor

Licenciado em Teatro pela UFC (Universidade Federal do Ceará), Aurélio Barros é ator, diretor e professor da Escola de Teatro ENCENNA, como também, um dos fundadores da Introspectus Cia de Teatro, na Capital Cearense. Detentor do registro profissional (DRT-959), Aurélio iniciou a sua carreira em 1998, no curso “Preparação do Ator” na Fundação Cultural de Fortaleza e, também, no Theatro José de Alencar, por meio do Curso “Princípios Básicos de Teatro”, onde participou como ator da peça “A Feira” dirigida por Walden Luiz.

Há 20 anos que exerce a profissão como ator e professor, Aurélio Barros já participou de Cursos na área em Fortaleza e, também, de Interpretação para TV, na Academia de Atores, no Rio de Janeiro, e do Curso de Teatro na Casa da Gávea, na Capital Carioca. Ele contabiliza 15 espetáculos que tem à sua direção, além de ter feito trabalhos no Cinema e, ainda, comerciais para TV. Aurélio Barros atuou como professor de teatro em fundações, projetos sociais e escolas, incluindo as de formação de atores, desde 1999. Já, em 2008, o professor cearense trabalhou dando aula para idosos.

Serviço:

Escola de Teatro ENCENNA

*Funcionamento: terças-feiras

*Local: Avenida Edilson Brasil Soares, 1181 – Parque Manibura

 *Informações:

*(85) 9 9602.3343 (WhatsApp)

*(85) 9 8717.4565