LIDE Ceará recebe Águeda Muniz para discutir gestão pública e ambiente de negócios

O LIDE Ceará inicia seu calendário de evento de 2019 com café debate tendo como convidada a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz. Ela abordará “a eficiência na gestão pública favorecendo o ambiente de negócios”. A palestra acontece no próximo dia 20 de fevereiro (quarta), às 08 horas, no Hotel Gran Marquise. O evento é exclusivo para filiados e convidados da entidade.

Na ocasião, a titular da pasta apresentará o conceito utilizado para reestruturar as ações voltadas ao planejamento e controle urbano e ambiental da cidade de Fortaleza em especial, a integração das políticas públicas de fomento ao desenvolvimento econômico e de planejamento urbano e ambiental, a exemplo do Programa Fortaleza Competitiva, que visa desenvolver a geração de oportunidades no município e tornar Fortaleza uma das capitais mais atrativas do Brasil.

“O Lide busca diálogo contínuo com lideranças que buscam competitividade seja na área privada ou no setor público. Entendemos que é importante valorizar ações que representam avanços neste sentido. Sabemos que o papel de Águeda Muniz à frente da SEUMA tem como um dos pilares a busca de eficiência e simplificação dos processos. Será uma oportunidade de ouvi-la sobre conquistas já consolidadas e propostas futuras da pasta”, destaca Emília Buarque, presidente do LIDE Ceará.

Dentre as realizações de Águeda Muniz, à frente da secretaria, para além da coordenação do Programa Fortaleza Competitiva, está a implantação do Programa Fortaleza Online, onde é possível emitir as principais autorizações e licenças municipais de forma imediata. A medida reduziu bastante o prazo para emissão de alvarás. No caso da construção civil, por exemplo, a cidade de Fortaleza é, hoje, uma referência nacional, sendo a primeira cidade do País a emitir Alvará de Construção em até 30 minutos. Atualmente, 90% do licenciamento da capital cearense é realizado de forma online. Apenas em 2018, mais de 48 mil licenças foram emitidas, entre alvarás, licenças e autorizações.

Sobre o LIDE Ceará

O LIDE CEARÁ é um grupo de líderes empresariais multisetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento socioeconômico. O objetivo do grupo é ampliar o ambiente de negócios e as oportunidades, conectando e dando projeção para as empresas, debatendo temas diversos, influenciando e defendendo posicionamentos. O LIDE CEARÁ tem agenda mensal, de fevereiro a novembro, com conteúdo de altíssimo nível e acesso aos principais expoentes do país no campo empresarial e no poder público. 

O LIDE nas unidades internacionais (China, Itália, Alemanha, Portugal, EUA, Argentina, Paraguai, dentre outras), representa um ambiente seguro para negócios e desenvolvimento, especialmente entre o mundo e a forte presença do grupo na América Latina, com destaque para o Brasil. A organização está presente nos cinco continentes.

Sobre Águeda Muniz

Cearense, de Fortaleza, Águeda Muniz, é graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou na elaboração e coordenação de planos diretores municipais, planos de desenvolvimento regional, planos de governo e no gerenciamento de programas financiados por agências de fomento internacionais. É especialista em Finanças e Gestão Pública; Mestra e Doutora em Arquitetura e Urbanismo, ambos com linha de pesquisa voltada para Urbanização e Políticas Públicas, tendo como objeto destas pesquisas a cidade de Fortaleza. Desde 2013, está à frente da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA), que tem por missão planejar e controlar o ambiente natural e o ambiente construído da cidade de Fortaleza. Divide suas atividades como Professora e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e ministra a disciplina Propriedade Urbana e Direito à Cidade no Mestrado em Direito do Centro Universitário 7 de setembro (UNI7).