“O Estranho Caso de Ezequiel” encerra a programação do Cine Rebuceteio

A oitava e última sessão do Cine Rebuceteio será marcada pela exibição do longa-metragem cearense “O Estranho Caso de Ezequiel”, dirigido por Guto Parente. A exibição acontece dia 11 de dezembro, às 19h, no Cinema do Dragão, e será seguida de debate com o diretor. Desde maio, o Cine Rebuceteio trouxe para Fortaleza filmes que dialogam com a produção nacional contemporânea e expandem o olhar sobre os modos de realização das obras.
Estrelado por Euzébio Zloccowick, em seu último trabalho no cinema, e Nataly Rocha, “O Estranho Caso de Ezequiel” acompanha a vida solitária de um homem que vive triste após a morte súbita de sua mulher. Tudo muda quando um extraterrestre aparece em sua vida e muda por completo o seu destino. O cineasta Guto Parente realizou curtas-metragens como “Flash Happy Society” (2009) e “Dizem que Os Cães Veem Coisas” (2012), entre outros. Também codirigiu o longa “Doce Amianto” (2013), com Uirá dos Reis, e realizou “A Misteriosa Morte de Pérola” (2014). Atualmente finaliza seu novo trabalho, o longa “O Clube dos Canibais” e prepara “Inferninho”, ao lado de Pedro Diógenes. Guto também esteve atrelado ao Alumbramento, um dos mais importantes coletivos do novíssimo cinema brasileiro.
“É preciso fugir do mundo cruel; é preciso refugiar-se na imagem, a única companheira de um imanente estado de solidão. É sob essa perspectiva que entendo a brutal descontinuidade que toma conta do último terço de Ezequiel. Se a liberdade não pode ser vivida em paz no interior dessa casa por essa ‘estranha família’, ela deve ser vivida como um sonho psicodélico, como um grande passeio pelo mundo das imagens. Nessa combinação ‘estranha’ entre melodrama e ficção científica, num universo quase lynchiano, Ezequiel e sua esposa precisam deixar seu amigo no seu lugar, em sua casa, e partir pelo mundo”, analisa Marcelo Ikeda, coordenador e curador do Cine Rebuceteio.
O Cine Rebuceteio tem o incentivo da Secretaria de Cultura do Ceará, como projeto contemplado no Edital de Cinema e Vídeo 2015.

Ficha Técnica:
“O Estranho Caso de Ezequiel”
(2016, Ficção, 71′, Cor)
Sinopse: Após a morte súbita de sua mulher, Ezequiel vive triste e resignado em solidão. Até o dia em que um extraterrestre aparece em sua vida e muda por completo a cor do seu destino.
Elenco: Euzébio Zloccowick, Nataly Rocha, Caio Dias, Armando Praça, Solon Ribeiro, Irene Bandeira
Produção: Ticiana Augusto Lima
Direção e roteiro: Guto Parente
Direção de fotografia: Filipe Acácio
Direção de arte: Euzébio Zloccowick
Som: Danilo Carvalho, Rodrigo Fernandes, Lucas Coelho
Montagem: Ricardo Pretti
Trilha sonora: Danilo Carvalho
Empresa produtora: Tardo Filmes
Trailer: https://youtu.be/dmQbD9zapGc

Sobre o Cine Rebuceteio
O Cine Rebuceteio foi assim nomeado como uma singela homenagem ao filme “OH! Rebuceteio”, realizado em 1984 pelo diretor Claudio Cunha. O filme ficou por muito tempo legado ao estigma de uma pornochanchada grosseira, mas, nos últimos anos, houve uma revisão crítica que alçou o nome de Claudio Cunha a um grande artesão do cinema brasileiro, com outros títulos, como “Snuff”, “Vítimas do Prazer” e “O Gosto do Pecado”. “OH! Rebuceteio” foi exibido com grande destaque no prestigioso Festival de Rotterdam, em 2012, dentro da retrospectiva do cinema brasileiro que ocorreu neste festival. Além do irresistível bom humor que o título aponta, a proposta do Cine Rebuceteio é apontar para o fato de que muitos filmes no cinema brasileiro não conseguiram reconhecimento crítico no momento de sua produção, mas uma fortuna crítica fez com que, décadas depois, esses filmes pudessem ser melhor avaliados e pudessem ser reconhecidos em suas propostas artísticas.

Serviço:
Cine Rebuceteio – “O Estranho Caso de Ezequiel”
Data: 11 de dezembro de 2017
Horário: 19h
Local: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Entrada gratuita.
Curta no Facebook: https://www.facebook.com/cinerebuceteio

___
Mais informações para a imprensa sobre Cine Rebuceteio:
Diego Benevides
diegobenevidess@gmail.com
(85) 99615.8505