Projeto Giro das Artes traz a Fortaleza o espetáculo teatral “Hamlet” do diretor suíço Boris Nikitin

As apresentações acontecem nos dias 11 e 12 de março no Cineteatro São Luiz com entrada gratuita.

 

Um dos principais nomes do teatro contemporâneo da Suíça, o diretor Boris Nikitin, traz a Fortaleza o espetáculo Hamlet, em cartaz nos dias 11 e 12 de março (domingo e segunda-feira), às 18 horas, no Cineateatro São Luiz. A programação integra o projeto Giro das Artes, que traz ao Ceará artistas de três países com espetáculos e atividades formativas nos campos da música, teatro e dança. No dia 12, às 14h, o diretor fará uma demonstração técnica e um bate-papo sobre seu trabalho com artistas convidados, em local a ser confirmado. Toda a programação é gratuita.

Em Hamlet o diretor se utiliza da obra shakespeariana como mote para uma reflexão sobre identidade, individualidade, ilusão e realidade. Em um misto de performance de documentário experimental e teatro-musical queer, o intérprete e eletro-músico Julian Meding assume o papel de um Hamlet contemporâneo que se rebela contra a realidade. 

O diretor de teatro, autor e ensaísta Boris Nikitin, nascido em Basileia, na Suíça, e filho de imigrantes ucranianos-eslovacos-franco-judeus, escreve e dirige na cena internacional do teatro independente. Nos últimos dez anos, seus trabalhos refletiram a representação e a produção da realidade e da identidade na política, na economia, na religião, nas histórias pessoais e nas artes. As peças, os textos e os programas de Nikitins sempre procuram o deslumbrante limite entre o desempenho e o teatro ilusão, destacando o ambíguo e o potencial em que a individualidade e a capacidade de atuar tornam-se conceituais recentemente.

O GIRO DAS ARTES

Uma simbólica volta ao mundo a partir de espetáculos de música, teatro e dança. Essa é a proposta do Giro das Artes, projeto que traz a Fortaleza artistas da França, Espanha e Suíça, com espetáculos e atividades formativas. A mostra conta com um apanhado das dimensões e possibilidades de manifestações artísticas proporcionadas pelas diversidades históricas, geográficas e sociais dos territórios onde as obras foram criadas. O intercâmbio cultural experienciado pelo público é expandido por meio da realização de residência artística, workshop e palestra.

A estreia do Giro das Artes foi no início de março com o grupo de música da Espanha aupaQUARTET, e segue agora com o espetáculo teatral Hamlet, do diretor suíço Boris Nikitin. Em maio a dança será contemplada no projeto pelas companhias francesas Kubilai Khan investigations, com Black BeltHerman Diephuis, que traz a obra Tremor and More, ambos no dia 4 de maio no Cineteatro São Luiz. Grupos locais de dança participarão do workshop em data a ser confirmada.

O Giro das Artes tem como realizadores a Quitanda das Artes, o Instituto BR Arte e o Cineteatro São Luiz. Patrocínio: Enel. Apoio cultural: Instituto Francês, Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, Embaixada da França no Brasil e Rede de Festivais – MIT SP, MID e Viva Dança. Produção executiva: Marco Zero. Produção: Cinco Elementos Produções. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 SERVIÇO

 TEATRO: Giro das Artes apresenta Hamlet, de Boris Nikitin (Suíça) – Dias 11 e 12 de março (domingo e segunda-feira), às 18h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza-CE). GRATUITO. No dia 12, às 14h, acontece uma demonstração técnica e bate-papo para artistas convidados, em local a ser confirmado. Interessados devem enviar e-mail paracontato@quitandadasartes.com. Informações: (85)3235.4063.