Projeto InConto Marcado encerra em Guaiúba a temporada de 2017 de “Plantou Palavra, Colheu Poesia”

O espetáculo é uma adaptação da obra da escritora cearense Socorro Acioli.

InConto Marcado – Teatro Itinerante encerra, no período de 5 a 7 de dezembro, a temporada de 2017 do espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia”, baseado na obra de Socorro Acioli. Depois de passar pelas cidades de Paracuru e Marco, onde esteve em novembro, o projeto chega a Guaiúba, município localizado a cerca de 40 quilômetros de Fortaleza. Levando poesia para dentro da escola como incentivo à leitura, o projeto é composto por apresentação teatral para estudantes e público em geral e oficina de teatro para professores. Em Guaiúba a programação será na Escola de Educação Básica Municipal Manuel Baltazar de Freitas. O acesso é gratuito.

No dia 05 acontece a oficina para professores, das 8h às 11h, e nos dias 06 e 07 o espetáculo é apresentado em dois horários, às 9h e às 14h30, tendo como público-alvo alunos de ensino fundamental da rede púbica, crianças de 5 a 12 anos de projetos sociais realizados por ONGs, professores da rede pública, grupos de teatro, gestores públicos de educação e cultura, familiares dos alunos e moradores dos arredores dos espaços onde são realizados os espetáculos.

Além da obra de Socorro Acioli, o espetáculo traz um destaque para a literatura de Cordel por meio do livro Miolo da Rapadura” (TUPYNANQUIM Editora), do cordelista e maior defensor do gênero na atualidade, Klévisson Viana. O espetáculo vem renovado também de elementos cênicos, figurinos, cenários, direção e elenco. Em cena, juntam-se a Daniele Yanes, atriz, produtora e idealizadora do projeto, dois novos integrantes, os atores Miguel Campelo e Gleilton Silva.

A direção é de Geovana Pires é atriz, diretora teatral, professora e coordenadora artística e pedagógica da Casa Poema (RJ), instituição fundada por ela e pela atriz e poeta Elisa Lucinda, referência de poesia falada no Brasil, que há 18 anos desenvolve uma linguagem teatral tendo a poesia como fio narrativo. Em 2007, fundaram a Companhia da Outra desenvolvendo a narrativa poética no palco. A dupla viaja pelo Brasil e por diversos países do mundo apresentando recitais, espetáculos e oficinas cuja ferramenta é a poesia.

InConto Marcado – Teatro Itinerante vem circulando pelo Ceará desde 2011, já tendo realizado espetáculos e oficinas de teatro em 24 municípios do estado. A formação de plateia é um dos objetivos principais do projeto, que já alcançou em suas apresentações um público superior a 25 mil alunos de ensino fundamental da rede pública. “Cerca de 95% jamais havia assistido a uma peça de teatro”, ressalta Daniele Yanes.

SERVIÇO

InConto Marcado – Espetáculo “Plantou Palavra, Colheu Poesia” (adaptação da obra de Socorro Acioli) e oficina de teatro. Dias 05 (oficina de 8h às 11h), 06 e 07 de dezembro (espetáculos às 9h e 14h30) em Guaiúba (EEBM Manoel Baltazar de Freitas: Rua Dr. Leiria de Andrade, 409, Centro, Ceará). Acesso gratuito. Informações: (85) 99927.4067.