13° Festival Curta Canoa promove seminário sobre políticas públicas no audiovisual

Transmitido pelo canal do festival no Youtube, o seminário abordará os desafios da Ancine e quais as novas perspectivas para o setor

O 13º Curta Canoa – Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada promoverá nesta quinta-feira, dia 28, às 10h, o seminário “Políticas Públicas para o Audiovisual e o Desafio da ANCINE”, pelo canal do festival no YoutubeO tema será abordado pelo professor e cineasta Marcelo Ikeda e pelo produtor audiovisual Doug de Paula.

Segundo o cineasta Marcelo Ikeda, o seminário será focado nos desafios do audiovisual neste momento de crise que o país está passando. “Nós vamos debater, principalmente, sobre a grave crise institucional que vive a Agência Nacional do Cinema (Ancine), órgão que comanda as políticas públicas para o audiovisual no Brasil e que gere o Fundo Setorial do Audiovisual, que é a principal fonte de financiamento para os filmes brasileiros”, pontua.

O cineasta sinaliza ainda que o bate-papo tratará sobre os motivos que levaram a paralisação das atividades do cinema nacional, apontará os porquês de o Fundo Setorial do Audiovisual estar parado, além de levantar novas perspectivas do setor a partir dessa situação grave em que vive o audiovisual brasileiro em termos de políticas públicas federais.

O seminário faz parte da programação formativa do 13° festival Curta Canoa, que teve início no último dia 23, com exibição de filmes da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, Mostra Curta Ceará e Mostra Infantil pelo canal do festival no Youtube. A programação está ocorrendo totalmente online para evitar aglomerações por conta da pandemia da covid-19.

O Curta Canoa termina nesta quinta-feira (28), às 17h, com o anúncio dos vencedores da Mostra Competitiva e com a Exibição Especial do curta “Operação Canoa”, do cineasta Alexandre Vale. Na ocasião, o festival presta homenagem à atriz Teresinha Alencar pela trajetória artística e participação no filme, que contribuiu para a divulgação de Canoa Quebrada no exterior.

PARTICIPANTES

Doug de Paula – Produtor audiovisual com atuação na produção executiva e no campo da política audiovisual. Atuou como presidente da Câmara Setorial do Audiovisual na ADECE, dirigiu o Mercado Audiovisual Cearense e também é membro fundador da CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste.

Marcelo Ikeda – Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). É autor de dez livros sobre cinema, entre os quais estão “Cinema de garagem” (com Dellani Lima), “Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos econômicos e políticos” (Ed. Summus, 2015) e “O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes” (Ed. Sulina, 2020). Como cineasta, foi diretor e roteirista de diversos curtas-metragens como: “É hoje” (2006), “Carta de um jovem suicida” (2008) e “O homem que virou armário” (2015), além do longa doc “Entre mim e eles” (2013). Trabalhou na Agência Nacional do Cinema (Ancine) entre 2002 e 2010, como Assessor da Diretoria e Coordenador das Superintendências de Desenvolvimento Financeiro e de Acompanhamento de Mercado e foi Presidente da Câmara Setorial do Audiovisual Cearense (2015-2016).

O 13º Curta Canoa – Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada, financiado via Lei de Incentivo à Cultura, é apresentado pelo Ministério do Turismo e o Governo do Estado do Ceará, com patrocínio da Cagece. Tem o patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc/CE) e do Fórum dos Festivais. Apoio: Bitwave Telecomunicações e Centro Técnico Audiovisual (CTAv) do Ministério do Turismo. Realização: Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC).

SERVIÇO

13º Curta Canoa – Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada: até o dia 28 de janeiro de 2021, pelo canal do festival no Youtube.  (https://www.youtube.com/channel/UC6Y6YHA92wBicJgs8LMFBnQ). Informações no site (www.curtacanoa.com.br) e redes sociais do evento. Instagram: @curtacanoa e Facebook: @CurtaCanoaFestival. Contato: (85) 9.9635.3880.