151 ANOS: Xand Avião e Mastruz com Leite são atrações principais do aniversário de São Gonçalo do Amarante

Estão confirmadas as duas principais atrações do show de aniversário de São Gonçalo do Amarante, que acontecerá entre a noite do dia 26 e a madrugada do dia 27. A banda pioneira do forró eletrônico Mastruz Com Leite e o cantor Xand Avião se apresentarão na Arena Prejubaca, localizada na sede do município. À meia-noite, será cantado o parabéns à cidade, que completa 151 anos.

São Gonçalo do Amarante teve sua emancipação no dia 27 de novembro de 1868, mas as comemorações pela data do município vão se estender dos dias 22 a 29. A propósito, nos dias 15 e 16 já foram realizados os primeiros festejos prévios, com apresentações de nomes consagrados da música cearense como Waldonys, Sirano e Luisinho de Irauçuba, além da realização da 28ª Feira das Comunidades.

A programação completa tem atividades para todos os públicos e acontecerá em vários distritos e localidades do município, tendo sido desenvolvida em conjunto entre as diversas secretarias e órgãos municipais de São Gonçalo do Amarante. Nos dias 22 e 23, a Praça Matriz da Sede será palco do Festival Internacional de Circo do Ceará, sempre das 18h às 22h. No mesmo local, mas apenas no domingo (23) terá espaço a exposição “Fotografias da História”. Ainda na mesma data, há eventos agendados para a Taíba e para o Siupé e também terá início o concurso Miss Sertão, em Várzea Redonda.

Já no dia 24, o destaque é para o esporte. No Ginásio Waldemar de Alcântara (Sede), haverá muita disputa no São Gonçalo BJJ Open, principal competição de jiu-jitsu da cidade. No Pecém, haverá uma série de atividades esportivas na Praça da Juventude, além da final da Copa Areninha, competição iniciada em maio, reunindo as principais equipes de futebol amador do município. No Croatá, o futebol também será o tom das festividades.

O dia 25 terá programação bem diversificada com eventos culturais, religiosos e de cidadania. No Calçadão da Lagoa da Prejubaca (Sede) haverá o Pôr do Sol Cultura, com programação paralela a ações do Dia Municipal de Luta pela Igualdade de Gênero. À noite, na Praça da Matriz, haverá culto.

Shows, cidadania, fé e esporte

Além de trazer grandes shows, o dia 26 contará ainda com ações sociais integradas e o primeiro de dois dias de apresentação do Projeto CSP Presente.

Na data magna de São Gonçalo do Amarante, o 27 de novembro, haverá o hasteamento da bandeira municipal e missa em ação de graças na Igreja da Matriz, além do tradicional corte de um bolo gigante e de atividades dos projetos Talentos da Terra e Noite de Negócios (que também segue na quinta-feira).

As comemorações  terão, no dia 28, o 1º Passeio Ciclístico Azul, com largada em um posto de saúde da Sede e evocando a reta final da campanha Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata, e ainda o Festival da Canção, na Praça da Matriz. A programação será encerrada, no dia 29, com mais uma edição do evento Pôr do Sol Cultura.