22º edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, promovido pela Fetrans, terá 39 empresas participantes
A disputa pelo reconhecimento do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), promovido anualmente pela Federação dos Transportes (Fetrans), terá 39 empresas do setor participantes em 2025. Dentre as concorrentes, estão empresas do Ceará, Piauí e Maranhão, que passarão por diversas avaliações técnicas e análises criteriosas de suas ações e seus projetos desenvolvidos nas áreas social, ambiental e de governança. Em cerimônia prevista para acontecer em junho, devem ser anunciadas as vencedoras. O PMQA é uma das mais tradicionais premiações do transporte e está na sua 22ª edição. A cada ano, tem incentivado e mobilizado o setor em torno da Agenda 2030.
Seu objetivo é reconhecer e divulgar as ações e os projetos de empresas do transporte alinhadas com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) e que contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo aquelas engajadas na redução da emissão de gases poluentes e nos demais impactos da atividade, além da atuação na preservação dos recursos naturais do planeta.
Confira as empresas participantes:
AUTO VIAÇÃO DRAGÃO DO MAR LTDA
AUTO VIAÇÃO FORTALEZA LTDA
AUTO VIAÇÃO METROPOLITANA
AUTO VIAÇÃO SÃO JOSÉ LTDA
CERAMA TRANSPORTES LTDA
DANIEL TRANSPORTE LTDA
EMPRESA DE TRANSPORTE SANTA MARIA LTDA
EXPRESSO GUANABARA LTDA
FRETAR LOGÍSTICA E TRANSPORTES
ILCF TRANSPORTES LTDA
L7 TRANSPORTE E LOGÍSTICA LTDA
M. Y. PORDEUS TRANSPORTES DE CARGAS LTDA
MAPE TRANSPORTES LTDA
ORGANIZAÇÃO GUIMARÃES LTDA
SÃO BENEDITO AUTO VIA LTDA
STORK TRANSPORTE E LOGÍSTICA LTDA
TERMACO TERMINAIS MARÍTIMOS DE CONTAINER E SERVIÇOS ACESSÓRIOS LTDA (CE)
TERMACO MARÍTIMOS DE CONTAINER E SERVIÇOS ACESSÓRIOS LTDA (PI)
TRANSFARRAPOS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE CARGAS LTDA
VEGA SA TRANSPORTE URBANO
VIAÇÃO PRINCESA DOS INHAMUNS LTDA
VIAÇÃO URBANA LTDA
VIVO TRANSPORTES E FRETAMENTO LTDA
AGUIAR LOCAÇÃO LTDA
HORIZONTE LOGÍSTICA LTDA
MARENCANTO TRANSPORTE E TURISMO LTDA
MAXTEC SERVIÇOS GERAIS E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA
MORIÁ TRANSPORTES E LOCAÇÃO LTDA
VIX LOGÍSTICA S/A
EMPRESA VIAÇÃO PIAUÍ LTDA
EXPRESSO BARROSO LTDA
EXPRESSO GUANABARA LTDA – FILIAL
EXPRESSO SANTA CRUZ
TERMACO TERMINAIS MARÍTIMOS DE CONTAINERS E SERVIÇOS ACESSÓRIOS LTDA
TRANSPORTES COLETIVO CIDADE VERDE
TRANSPORTES SÃO CRISTÓVÃO LTDA
VIAÇÃO PIAUIENSE LTDA
O PMQA indica os resultados da redução desses impactos e estimula a adoção de boas práticas socioambientais nas empresas e nas comunidades. É uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans.
Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.