30 de outubro é Dia Nacional da Luta Contra Doenças Reumáticas; 12 milhões de brasileiros são acometidos
As doenças reumáticas podem impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes por, na maioria dos casos, afetar o aparelho locomotor, e até mesmo comprometer demais partes do corpo humano, como rins, pele, olhos, intestino e coração. Pensando na importância em chamar a atenção da população sobre prevenção e tratamento, a cada 30 de outubro há o Dia Nacional da Luta Contra Doenças Reumáticas.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, pelo menos, 12 milhões de pessoas têm doenças reumáticas. Pesquisas contabilizam mais de 150 tipos de doenças reumáticas existentes. O médico ortopedista Rodrigo Astolfi explica que as doenças reumáticas causam tantas dores, porque o corpo humano começa a atacar as próprias articulações. O médico cita que as principais doenças reumáticas são: lúpus, artrite reumatóide e espondilite anquilosante.
Segundo Rodrigo Astolfi, alterações genéticas influenciam para o reumatismo, assim como a má alimentação, já que determinados alimentos podem aumentar o processo inflamatório no corpo. Ele acrescenta ser difícil falar sobre cura, mas que “se consegue ter um bom controle das dores na maior parte dos pacientes com o uso de medicações que reduzem o processo inflamatório”.