3ª edição do Cine Miau integra a programação especial de Dia das Crianças do Dragão do Mar

Compondo a programação do Dragão das Crianças, o festival traz circuito de exibições de 12 curtas-metragens, entre produções nacionais e estrangeiras, e apresentações artísticas.

Pelo terceiro ano, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, recebe o Cine MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual. No mês das Crianças, sessões presenciais serão realizadas na Praça Verde, no dia 12 de outubro, e no Cinema do Dragão, nos dias 16 e 17 de outubro, em conformidade com todos os protocolos sanitários orientados pelo decreto estadual vigente, para o enfrentamento ao novo coronavírus. Totalmente gratuita, a programação inclui apresentações artísticas e exibições de filmes nacionais e internacionais.
Abrindo a programação, no Dia das Crianças (12), a partir das 17h30, na Praça Verde, a Cia. Circo Lúdico Experimental apresentará a performance “7 Gatos Pingados”, seguida de sessão de filmes e de pocket show da cantora Luiza Nobel. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no local, a partir das 16h.
Nos dias 16 e 17 de outubro, será a vez do Cinema do Dragão sediar duas sessões distintas do circuito de exibições de filmes de curta-metragem, às 15h e 16h. A grade reúne 12 filmes de realizadores do Brasil, da França e da Rússia, com temáticas ligadas a protagonismo infantil, preconceito, diversidade, pandemia e outros temas sociais relacionados à infância. Também será necessário retirar ingressos na Bilheteria do Cinema, uma hora antes de cada sessão.

Os filmes

Sessão 1

SEED (Fabrício Rabachim e Flávia Rabachim. Drama, Fantasia, 2 min, Brasil, 2021, Livre)
Dalivincasso (Marcelo Castro e Marlon Tenório. Comédia / Animação, 11 min, Brasil, 2014, Livre)
Dela (Bernard Attal. Ficção, 8 min, Brasil, 2019, Livre)
Mytikah – O livro dos heróis – Clara Camarão (Hygor Amorim e Jonas Brandão. Animação, 7 min, Brasil, 2019, Livre)
Brinquedo Novo (Rogério Boechat. Drama / comedia, 7 min, Brasil, 2017, Livre)
Arvores Gêmeas (Emmanuel Ollivier. Animação, 4 min, França, 2020, Livre)

Sessão 2

Imagine uma menina com cabelos de Brasil (Alexandre Bersot. Animação, 10 min, Brasil, 2010, Livre)

Dourado (Bernardo Teixeira. Infantil, 8 min, Brasil, 2017, Livre)
Médico de Monstro (Gustavo Teixeira. Infantil, 11 min, Brasil, 2017, Livre)
Meu melhor amigo (Laly Cataguases. Animação, 14 min, Brasil, 2018, Livre)
90 dias em Casa (Daniel Barros. Documentário, 3 min, Brasil 2020, Livre)
Passarinho (Marat Narimanov. Animação, 6 min, Rússia, 2020, 6 anos)

Programação

12 de outubro (terça-feira)
16h – Início da distribuição de ingressos
17h30 – Performance “7 Gatos Pingados”, da Cia Circo Lúdico Experimental
18h – Sessão 01
19h – Pocket Show com Luiza Nobel
Local: Praça Verde

16 e 17 de outubro (sábado e domingo)
15h – Sessão 01
16h – Sessão 02
Local: Cinema do Dragão


Protocolos de biossegurança

A programação preservará todas as orientações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para combate à pandemia do novo coronavírus. Conforme o decreto estadual Nº 34.254, atualmente em vigência, os eventos culturais em equipamentos públicos devem seguir as mesmas regras estabelecidas para eventos sociais, podendo realizar eventos com até 400 pessoas em ambientes abertos e 200 em fechados, com controle rigoroso do acesso.
Além do uso obrigatório de máscara e da disponibilização de álcool em gel 70%, o público deve resguardar o distanciamento interpessoal mínimo de 1,5 metro e a ocupação dos espaços será limitada. Com capacidade original de 4000 pessoas, a ocupação da Praça Verde será restringida para receber até 400 pessoas. Crianças devem estar acompanhadas de adultos e pessoas com idade a partir de 12 anos devem estar imunizadas, com dose única ou segunda dose há pelo menos 15 dias, comprovação feita mediante a apresentação do original do cartão de vacinação e documento com foto. No caso de imunização incompleta, devem apresentar comprovação de testagem negativa para a Covid-19 (exame de antígeno ou RT-PCR), realizada em no máximo 48 horas antes do evento, acompanhada de documento de identificação.
Embora no decreto estadual vigente seja permitida a ocupação de até 60% da capacidade das salas de cinema, o Cinema do Dragão manterá a ocupação da sala reduzida a 40% da capacidade, com 72 assentos. O intervalo entre as sessões será reservado para a higienização da sala.
Ficam dispensadas do uso obrigatório de máscaras de proteção as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, bem como crianças menores de 3 anos de idade.

O Cine Miau

Em sua 3ª edição, a Mostra Internacional Infantil de Audiovisual visa democratizar o acesso ao cinema aliado a uma proposta de formação, para contribuir com a diversão e a reflexão da criança por meio do audiovisual. Com exibições, oficinas e seminário, o festival também realiza ações em outros equipamentos da Secult Ceará geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar, como o Centro Cultural Bom Jardim, a Escola Porto Iracema das Artes e o Cineteatro São Luiz, assim como, além de Fortaleza, traz programações em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Itapipoca, até o dia 5 de outubro. Outras ações podem ser acompanhadas no canal da Invento Produções no YouTube.

O Cine Miau é uma realização do Instituto SEARA de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo / Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Votorantim Cimento, Aço Cearense, Grupo Dass, DSM, Cagece e Secretaria das Cidades do Ceará. Apoio: Prefeitura de Caucaia, Secretaria da Educação da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria da Educação da Prefeitura de Itapipoca, Secretaria da Educação da Prefeitura São Gonçalo do Amarante e Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Sobral. Parceria: BG Soluções Sociais, Instituto Teias da Juventude, ASFAP, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Escola Porto Iracema das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE). Produção: Invento Produções Culturais e D’grau.Serviço: Dragão das Crianças – especial Dia das Crianças – apresenta 3º Cine Miau
Dias 12, 16 e 17 de outubro de 2021
Horários diversos
Local: Sala 2 do Cinema do Dragão e Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura(Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Duração: Cerca de 50 minutos cada sessão
Acesso gratuito e livre