5° Festival Internacional de Dança do CBDD Fortaleza acontece em outubro

Será o primeiro Festival de Dança que acontecerá de forma presencial após o início da pandemia; o 5° Festival CBDD Fortaleza também será online em Novembro e as inscrições para os dois formatos estão abertas para grupos de todo o Brasil e do mundo

Seguindo todas as regras sanitárias de combate ao Covid 19, a quinta edição do Festival Internacional de Dança do CBDD Fortaleza vai acontecer de 28 a 31 de Outubro de 2021, sendo o primeiro Festival de Dança presencial, desde março de 2020 quando iniciou a pandemia do Corona Vírus. Em 2021 o Festival do Conselho Brasileiro da Dança terá também uma versão online, de 18 a 21 de Novembro, com grupos e bailarinos do Brasil e outros países.


Esse ano contando com o apoio da Rede CUCA de Fortaleza, através da Secretaria da Juventude, O 5º Festival do CBDD Fortaleza é uma mostra competitiva de dança e tem início dia 28 de Outubro no Theatro José de Alencar (TJA). Já nos dias de 29 a 31 de outubro, mais de 130 grupos passarão pelo palco do Teatro Rio Mar Fortaleza. O evento é realizado pela professora, coreógrafa e produtora cultural Janne Ruth, que já realiza há 22 anos o Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza, um dos maiores e mais importantes festivais do Brasil.
A abertura no dia 28, no TJA, será às 14h com as Competições do GPID – Grand Prix Internacional de Dança, uma competição independente e de alto nível dentro do Festival, em duas categorias: de 11 a 15 e de 16 a 29 anos. Cada bailarino apresentará um Solo Contemporâneo e uma variação de repertório.

Essa competição será isolada das demais e garantirá prêmio em dinheiro, artigos de roupas, convite para abrir o Fendafor 2022, com passagem aérea, hotel, alimentação e cachê. A partir das 18h inicia oficialmente as competições do Festival internacional do CBDD de Fortaleza. O Resultado dessa competição “GPID” será somente no domingo no Teatro do Shopping Rio Mar Fortaleza.


Nos dias seguintes o Festival contará com ensaios pela manhã e competições pela tarde e noite, todos os dias, sendo divulgados os ganhadores do dia, no qual receberão medalhas e troféus, premiações especiais em dinheiro (12 mil reais em prêmios no total), bolsas, residências e vivências artísticas em escolas, companhias de danças no Brasil e no exterior e ainda resultados das audições internacionais, isenções e convites para Festivais no Brasil e em outros países. Todos os premiados especiais serão anunciados no domingo, dia 31 de outubro, último dia do evento.

O Festival está com inscrições abertas: o presencial tem o prazo limite até o dia 6 de Outubro; o online está com o término das inscrições marcado para o dia 20 de Outubro para postar os vídeos e prazos de pagamento até o dia 6 de Novembro de 2021.
O Festival conta com 17 convidados, 5 internacionais e 12 nacionais. Esses professores e mestres serão responsáveis por avaliar os bailarinos, ministrar cursos e audições, dentre eles, o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, o diretor da Focus Cia de Dança, Alex Neoral (RJ), o premiado Sérgio Lobato(RJ), ex diretor artístico da Escola de Teatro e Dança Bolshoi do Brasil, de Katty Houlis, representante do Youth America Grande Prix, além de outros mestres conhecidos da dança nacional como Monique Paes (SP), Adriana Assaf (SP) e Victor Ciattei (RJ).

JANNE RUTH
O Festival do CBDD Fortaleza é mais uma produção da professora, coreógrafa e produtora cultural Janne Ruth, uma das grandes mestres da dança e cultura no Brasil, que realiza há mais de duas décadas o Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza. Janne Ruth dirigi a ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações – BCAD, há 27 anos, fundada por ela em 1994 e também é diretora da Escola de Dança Janne Ruth, que esse ano completou 41 anos de existência, em nova sede na Cidade dos Funcionários. A Escola renomada e com um currículo invejável, tanto na condução metodológica, como na formação acadêmica de mais de centenas de bailarinos, mais de quarenta grandes espetáculos montados e 700 prêmios conquistados no Brasil e no Mundo.

CBDD – Conselho Brasileiro da Dança
O CBDD – Conselho Brasileiro da Dança, órgão filiado a UNESCO e ao Conseil da La Dance Brasil el México e Competições internacionais Europa e as Américas, foi oficializado em 17 de setembro de 1979, no Rio de Janeiro, através de ex bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, esse ano completando 46 anos e trata-se do maior órgão de Dança do País.


O CBDD envolve Maitres da Dança em todos os estados da nação e em muitos países do mundo. Envolvem também universidades, escolas, teatros, centro de cultura e através desses grandes nomes da Dança por todo mundo e os equipamentos de educação e cultura que eles representam, são oferecidos aos bailarinos que participam das seletivas por todo Brasil bolsas de estudos em grandes escolas, mestrados e doutorados em universidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, USA, França, Rússia, Inglaterra, Áustria, Espanha, Portugal, Itália, entre outros.

O Festival é responsável por exportar inúmeros bailarinos para vários países do mundo, através de nossas parcerias onde proporcionamos bolsas e vagas em escolas e companhias de danças renomadas tanto Nacionais como Internacionais.


Pela importância e o crescimento do evento na Seletiva Fortaleza, a professora Janne Ruth tem construído parcerias com escolas, Companhias e conservatórios nacionais e internacionais de dança, trazendo inúmeras bolsas para serem distribuídas nessa seletiva de dança para os artistas participantes. Essa é a quinta edição e nos quatros anos anteriores, O Festival CBDD Fortaleza já enviou para o exterior 17 (dezessete) bailarinos e para outros estados do Brasil e países do mundo.

Com o apoio da Rede CUCA, da Bravo Produções, da Evidence Ballet, Capezio e Só Dança Internacional, a capital cearense receberá mais um grande evento cultural produzido pela diretora Janne Ruth.


SERVIÇO
FESTIVAL CBDD FORTALEZA
De 28 a 31 de Outubro de 2021
no Theatro José de Alencar e Teatro Rio Mar Fortaleza.
Informações e inscrições pelo site: http://festivalcbddfortaleza.com.br/
Instagram: @festivalcbddfortaleza

CONTATO PARA ENTREVISTAS:
Janne Ruth Chaves Nascimento Viana – Professora e Coreógrafa
Delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará
Telefone: (85) 98890-7977.

ASSESSORIA UP GRADE COMUNICAÇÃO
PARA MAIS INFORMAÇÕES (85) 99760-7527 – Felipe Palhano