7ª Edição do Festival Vaia adapta-se para levar a gaiatice cearense para dentro da casa do público

Com transmissão pelo canal do festival no Youtube, o público vai conferir oito espetáculos de companhias e artistas locais, entre eles, K’Os Coletivo e Grupo DesequilibradoZ

“Todo artista tem de ir aonde o povo está”. A frase icônica de Milton Nascimento nos remete às adaptações do setor cultural nos últimos meses para levar a arte para dentro da casa do público. As linguagens cênicas migraram para o digital e o Festival Vaia segue também essa tendência e irá realizar a sua sétima edição de forma on-line.

Realizado pela Universidade das Artes, o Festival Vaia acontece desde 2012. É um evento multicultural e de formação, que já reuniu atrações de música, teatro, palhaçaria e dança. Desde a 6ª edição, o Festival ganhou um novo formato, passando a ser um evento todo voltado para a linguagem da palhaçaria. Esse ano, as atividades on-line dão continuidade ao legado de vivenciar a molecagem cearense e homenagear a tão característica e cheia de significado “vaia ao sol”. 

“A irreverência da palhaçaria está na nossa veia, somos forjados na comicidade e isso não se lapida sozinho, nosso aprendizado é também passado oralmente. O Retiro de Palhaçaria, por exemplo, é aguardado por quem escolheu o ofício de fazer rir como expressão de arte e está começando. O formato on-line é diferente, mas será proveitoso”, ressalta Aldrey Rocha, idealizador do projeto. 

A 7ª edição acontece em três etapas, com programação gratuita e transmitida no canal do Festival Vaia no YouTube. Nos dias 27 e 28 de fevereiro foram gravados 08 espetáculos de grupos e artistas locais, no Theatro José de Alencar. Entre as atrações estão K’Os Coletivo, Coletivo FusCirco, Grupo Panelinha de Teatro, Laguz Circo, Grupo DesequilibradoZ e Cia Itinerante de Malabares, todos grupos do Ceará. No dia 06 de março, foi a vez do Coco do Iguape. As apresentações vão ao ar entre os dias 24 e 28 de março no canal do Festival Vaia no Youtube

“Em meio ao aumento de casos da Covid-19, o isolamento social é cada vez mais necessário, porém desgastante psico, social e economicamente. Movimentar a renda de trabalhadores da cultura e entrar na casa das pessoas com amor e alegria são tarefas gratificantes para todo artista”, pontua Aline Campêlo, produtora do evento.

AÇÃO FORMATIVA

Em fevereiro foi realizada a convocatória para o Retiro de Palhaçaria que acontece entre os dias 17 a 21 de março, com aulas on-line comandadas por Ricardo Puccetti, que é ator, palhaço, pesquisador, orientador de atores e diretor do Lume Teatro (SP). Participam desse momento 14 artistas iniciantes ou que desejam aprofundar suas técnicas na palhaçaria. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Fase 1 – Gravações de espetáculos circenses

Período: Dias 27 e 28 de fevereiro e 06 de Março de 2021

Gravações de espetáculos circenses no Theatro José de Alencar e de grupo tradicional do Iguape, em Aquiraz. 

Fase 2 – Retiro de Palhaçaria

Período: De 17 a 21 de março de 2021

*A atividade não é aberta ao público

De 17 a 21 de março – Retiro de Palhaçaria, com Ricardo Puccetti (atividade para selecionados por plataforma on-line).

Dia 18 de março – Troca de saberes dos alunos de palhaçaria com o grupo tradicional do Iguape/Aquiraz-CE (atividade para selecionados) 

Fase 3 – Atividades on-line aberta ao público

Período: De 22 a 28 de março de 2021

Horário: 19h

Acesso: canal do “Festival Vaia” no Youtube

Dia 22 de março – Bate-papo com Ricardo Puccetti sobre a “Profissão Palhaço”.

De 24 a 28 de março – Apresentações artísticas locais e nacionais.

Dia 25 de março –  Além das apresentações artísticas locais e nacionais, haverá apresentações de grupos e artistas participantes do Retiro de Palhaçaria.

PARCERIAS

A 7ª edição do Festival Vaia é realizada pela Universidade das Artes, com produção do K’Os Coletivo, apoio institucional do Theatro José de Alencar e Prefeitura de Aquiraz. Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de Junho de 2020 – Lei ALDIR BLANC de Emergência Cultural – Edital de Seleção Pública para Patrocínio a Festivais Lei Aldir Blanc Ceará.

SERVIÇO 

7ª edição do Festival Vaia – De 17 a 21 de março, retiro de palhaçaria para grupos selecionados. De 22 a 28 de março, às 19h, atividades on-line com transmissão pelo canal do festival no Youtube. Site: www.festivalvaia.art | Redes Sociais: @festivalvaia | Informações e inscrições: (85) 99720.1363 / 99617.7028. Canal do Festival Vaia no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgfjxTC8FhrHh_ZtIYWJbjw