TV News

Temporada de sanfonas vai começar em Limoeiro do Norte

A 12ª edição do Festival de Sanfoneiros acontece de 29 a 31 de agosto com shows abertos ao público.

O fim do mês de agosto vai ser de festa a céu aberto em Limoeiro do Norte. Vão ser três dias de música boa na Praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne), no coração da cidade. É o 12º Festival de Sanfoneiro de Limoeiro do Norte, evento que é tradição na região do Vale do Jaguaribe, no Ceará, já tendo recebido alguns dos mais renomados e respeitados nomes da sanfona, nacionais e internacionais. Em 2019 será de 29 a 31 de agosto, com acesso gratuito.

Motivo para festejar não vai faltar. O período do Festival coincide com a comemoração de 122 anos do município, festejada em 30 de agosto. No campo da música, o dia 31 de agosto deste ano marca os 100 anos de nascimento do alagoano Jackson do Pandeiro, um dos grandes compositores e intérpretes brasileiros que tão bem difundiu a música popular, em especial, o forró. É um mês também emblemático para a sanfona, pois no dia 02 completam 30 anos sem Luiz Gonzaga, o mestre e ícone das gerações de sanfoneiros que se criaram ouvindo e aprendendo com o Rei do Baião.

O Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, em parceria com a ENEL, e tem o apoio da Prefeitura de Limoeiro do Norte e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

OS SHOWS

O Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte é o cenário perfeito para a reunião das mais variadas correntes da boa música que têm a sanfona como principal instrumento, em suas formações. Este ano, o público tem a grande oportunidade de assistir a apresentações de nomes de peso da música instrumental do Ceará.

Nas três noites do Festival, a partir das 20 horas, sanfoneiros locais, convidados da região e do Estado dividem o palco da Praça da Matriz com outros instrumentistas e intérpretes, com um propósito único de fazer valer a força da sanfona, como um instrumento agregador, que atrai quem está perto para tocar ou dançar junto.

Na noite de abertura, destaque para o show “Tocando o Nordeste”, apresentado pelo quarteto formado pelos companheiros cantores populares, reconhecidos individualmente na região jaguaribana, que resolveram unir força e talento para cantarem juntos. São eles, Deilson Rabelo, Edson Clay, Gil Tony e Gilson Saraiva, acompanhados pelo sanfoneiro Elias Carneiro. Quem encerra a primeira noite é a veterana a Banda Stylus, que comemora sua volta à estrada com um grande show e comandará os parabéns à cidade na virada do dia 29 para 30, data do aniversário de Limoeiro do Norte.

Nas duas noites seguintes, a festa da sanfona continua com artistas como Waldonys, que sobe ao palco na sexta-feira e, além de seu repertório, fará uma homenagem ao Rei do Baião, lembrando os 30 anos de sua partida. No sábado à noite, destaque paraLuizinho Calixto que vai reservar um momento de seu show para a homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro.

FORRÓ NA FEIRA

Se a festa é de todos, tem palco livre também para quem quiser se aventurar na música. É o Forró na Feira, que vai acontecer na manhã de sábado (31), a partir das 8 horas, na Praça da Coluna da Hora (Praça Capitão João Ennes), no centro da feira. O palco vai estar preparado para a participação de instrumentistas amadores, iniciantes ou experientes, que vão ter o reforço especial de “canjas” de músicos profissionais convidados.

HISTÓRIA E MISSÃO DO FESTIVAL

Na sua forma original, o Festival começou em 1968, a partir do programa de rádio “Vesperal do Volante”, do radialista Luiz Gonzaga de Freitas, na Rádio Educadora Jaguaribana. Foram realizadas cinco edições do evento, até 1972. Depois de 34 anos, o Festival voltou a acontecer em 2006 por iniciativa do Instituto Brasil de Dentro. O Festival manteve o formato competitivo até sua 9ª edição, quando passou a valorizar a amostragem musical e artística, priorizando seu caráter cultural.

A missão do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte é incrementar a cadeia produtiva da música, a formação de plateia, o intercâmbio entre músicos de diferentes regiões e estilos, mostrando a sanfona como protagonista da boa música. O evento já se consagrou no calendário cultural do Ceará, tendo recebido, ao longo das suas edições, nomes como Dominguinhos (PE), Renato Borghetti (RS), Ferragutti (SP), Chambinho do Acordeon (SP), Mahatma Costa (PE), além de atrações internacionais como a alemã Cathrin Pfeifer e o bandoneonista argentino Martín Mirol.

SERVIÇO

12º Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte – De 29 a 31 de agosto de 2019 a partir das 20h, na Praça da Igreja Matriz (Praça José Osterne) – Limoeiro do Norte (CE). Informações:(85) 99685.2096 (César Costa)

PROGRAMAÇÃO

Dia 29/08 (quinta)

20:00 – Cortejo de abertura

20:30 – Fernando do Acordeon

21:00 – Toinho do Xote

21:30 – Edilson do Acordeon

22:00 – Show “Tocando o Nordeste”, com Deilson Rabelo, Edson Clay, Gil Tony, Gilson Saraiva e o sanfoneiro Elias Carneiro

22:45 – Banda Styllus

Local: Palco da Praça da Igreja Matriz

Dia 30/08 (sexta)

20:30 – Marcone do Acordeon

21:00 – Damião Carneiro

21:30 – Waldonys

22:45 – Berg do Acordeon e Filhos de José

Local: Palco da Praça da Igreja Matriz

Dia 31/08 (sábado)

08:00h – Forró na Feira

Local: Praça da Coluna da Hora

20:30 – Anísio Júnior

21:00 – Ferro Quente

21:30 – Cecilia Amorin

22:00 – Luizinho Calixto

23:15 – Paulo Ney e Paulo Henrique

Local: Palco da Praça da Igreja Matriz