TV News

Conheça a Trajetória de Sucesso da Dra. Aline Morais Fontes

A TV NordesteVIP, tem o prazer de apresentar para vocês, a historia da Dra. Aline Morais Fontes.

Tive como espelho a minha mãe,ela é médica, pediatra e neonatologista;desde a adolescência acompanhava no consultório. O cuidado humanizado com a mãe, com a criança e com a família sempre me chamava atenção nos atendimentos. Após finalizar o Ensino Médio, veio a grande decisão entre a Medicina e a Odontologia.  O sangue já corria na minha veia, na área de Saúde, e então escolhi prestar o vestibular para Odontologia, após a aprovação, ingressei na Odontologia. Durante o curso, participei de vários projetos, o Projeto Mamãe Bebê e o Projeto de atendimento multidisciplinar á pacientes especiais (PAMPE) sob a orientação da Dra. Grace Sampaio Teles da Rocha. Após um ano no projeto como voluntária acadêmica, resolvi prestar a seleção como bolsista do PAMPE.

Aguardei um mês e recebi o resultado: APROVADA! Continuei os atendimentos odontológicos no programa,participei de eventos científicos apresentando os trabalhos científicos, recebi honra ao mérito recebendo uma premiação de primeiro lugar na categoria Apresentação Oral na Jornada de Odontologia da UFC Sobral. Ao longo do programa aprendi bastante e até hoje aplico as técnicas e conhecimentos na prática diária. Após a graduação em Odontologia, ingressei na especialização em Ortodontia, logo após em Odontopediatria. Desde o início tive a certeza da especialidade á seguir, por ser uma profissão linda e delicada. Escolhi a Odontopediatria e Ortodontia, por sempre me identificar com o público infantil abordando crianças normossistemicas e com necessidades especiais, me aperfeiçoei nas técnicas odontológicas e no mundo lúdi

É  necessário SIM, o aperfeiçoamento nas técnicas odontológicas, para condicionar o paciente infantil, mas além da técnica é preciso ter o manejo e a sensibilidade com a criança e a família. Utilizo também de artefatos que interage com a criança, como os jalecos coloridos e as toucas personalizadas, no qual entramos no mundo lúdico com o paciente. Também personalizado o atendimento com personagens de acordo com a faixa etária da criança.

A marca Encantadora de Crianças surgiu durante o atendimento de uma criança não-colaboradora, no qual a mãe ao chegar na minha consulta com a criança, durante a anamnese, me informa que já levou a criança a vários colegas, porém não houve êxito. Inicialmente conversei com a criança,entrei no mundo mágico e apliquei a técnica MOSTRAR/DIZER/FAZER, preconizada pela Dra Salete Nahás. Com muito amor a profissão e paciência, respeitando o limite da criança, consegui sentar e realizar o atendimento odontológico. O sorriso da mãe e a a alegria da criança que tinha removido o dentinho,já me deixou com o coração cheio de gratidão. Ao final do atendimento,a mãe olha e fala: Dra Aline, a senhora é uma ENCANTADORA DE CRIANÇA, sabia? Nossa, meu coração transbordava de alegria e a emoção tomou conta daquele momento, e ficou marcado aquela frase, daí o início da marca, ENCANTADORA DE CRIANÇAS.

Para mantermos uma boa saúde bucal das crianças é necessário o acompanhamento com o Odontopediatra desde á gestação para receber as orientações pertinentes ao bebê. É necessário que a mãe consulte regularmente para a prevenção das afecções bucais. Para os pequenos pacientes, sempre indico a higienização da cavidade bucal desde o nascimento do primeiro dentinho, utiliza-se a escova dentária e o uso de pasta fluoretada. É importante que o Odontopediatra acompanhe e realize a instrução da higiene bucal. Segue abaixo alguns conselhos importantes para manter a boa saúde bucal.

– A escovação deve ser supervisionada pelos pais e/ou responsáveis.

– O uso do creme dental com flúor é indicado desde o nascimento do primeiro dente.

– Nunca adoçar a chupeta da criança.

– Evite fazer o bebê dormir com a ajuda da mamadeira.

– Após a alimentação sempre escovar os dentinhos.

– Evite o consumo de qualquer alimento após a escovação noturna. Caso a criança tomar alguma medicação, administre-a antes da escovação.

– Evite compartilhar os talheres com a criança.

– Consulte semestralmente o Odontopediatra.

Resumindo, é primordial a escovação diária e efetiva e a dieta balanceada para a criança, visando assim uma boa saúde bucal.

Os dentes de leite também são vulneráveis á instalação da placa bacteriana. A placa é um biofilme que contém bactérias e adere ao dentes senão for  removida regularemente; produz cáries e doença nas gengivas, podendo provocar perda dos dentes. A melhor maneira de eliminá-la é com a escova de dentes. Promover o uso regular é de extrema responsabilidade dos pais somado á consulta ao Odontopediatra, isso ajudará a manter sadia á boca da criança. Quando os carboidratos se juntam á placa bacteriana ocorre a liberação de ácidos que são nocivos e podem produzir doenças bucais, entre elas as cáries. É importante observar não somente o teor de açúcar na alimentação , mas também a ingestão de carboidratos, já que essa combinação é uma das principais causas da formação da cárie. A ingestão de líquidos açucarados, especialmente na hora de dormir,é uma das principais causas de cárie na primeira infância. É de extrema importância, a consulta semestralmente ao Odontopediatra para a supervisão, prevenção e tratamento odontológico, caso necessário intervir para realizar a restauração devido a doença cárie.

Se a mãe não tem a sua cavidade bucal em boas condições , ela pode transmitir germes ao seu filho, convém realizar a primeira consulta ao Odontopediatra no primeiro trimestre da gestação. A consulta odontológica tem como objetivo informar aos pais sobre o desenvolvimento e formação da cavidade bucal, instruções de higiene oral sobre os hábitos de acordo com a faixa etária da criança. É necessário evitar a pratica de ir ao dentista apenas quando o problema esta instalado. O protocolo da utilização do flúor como prevenção da carie dentaria é de suma importância para a prevenção de afecções bucais. Sugiro o acompanhamento ao Odontopediatra, semestralmente para o acompanhamento e prevenção da saúde bucal da criança e da família.

Entre em contato através de suas redes socias:

Dra Aline Morais Fontes

CRO CE 6143

Contato : (085) 999142356

Especialista em Saúde Pública (UNICE)

Especialista em Ortodontia (ACO/CEC)

Especialista em Odontopediatria (ACO/CEC)

Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva (ABO/CE)

Mestre em Saúde Pública (Universidad Americana)

Doutoranda em Saúde Pública (Universidad Americana)

Redes sociais

@encantadoradecrianças  –  Instragran Profissional

@alinemoraisfontes  – Instragram Pessoal

Aline Morais Fontes-  Facebook Pessoal

Encantadora de Crianças- Facebook  Profissional

Aline Morais Fontes – Ident