Sindifisco/CE realiza seminário sobre Estado, tributação e desenvolvimento
Com o objetivo de democratizar a informação sobre a reforma tributária, o Sindicato dos auditores-fiscais do Ceará (Sindifisco/CE) realiza o Seminário “Estado, Tributação e Desenvolvimento: alternativas para um país mais justo”. O evento é gratuito e acontece no dia 9 dezembro, no auditório do Ministério da Economia, a partir de 9h.
A programação acontecerá nos turnos da manhã e da tarde, contando com debates e palestras de especialistas no tema. Pela manhã, Guilherme Melo (Instituto de Economia da Unicamp/SP) e Clemente Ganz Lúcio (diretor Técnico do DIEESE) apresentam o painel “O papel do Estado no desenvolvimento econômico e social”, que será mediado pelo professor de Economia Fábio Sobral (Universidade Federal do Ceará). No turno da tarde será a vez de Dão Real, diretor do Instituto Justiça Fiscal, e de Charles Alcântara, presidente da Fenafisco, falarem sobre “Reforma Tributária Solidária e Administração Tributária”, com debate de Marcelo Lettieri, diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco/CE.
Patrícia Gomes, presidente do Sindifisco DS/CE, ressalta a importância de abordar o tema nesse momento. “As reformas tributária e administrativa estão na agenda do Governo Federal. Já são três as reformas tributárias pautadas no Congresso Nacional e em breve uma proposta de reforma administrativa será apresentada. Queremos fazer esse debate de forma ampla para discutir os problemas do atual modelo de tributação do país e apontar as alternativas de tributação justa”, explica Patrícia.
O evento é aberto ao público e gratuito. Para participar, basta acessar o site do evento (http://seminarioetd.org.br/) e realizar inscrição.
Serviço: “Estado, Tributação e Desenvolvimento: alternativas para um país mais justo”
Data: 9 de dezembro de 2019
Horário: a partir de 9h (manhã e tarde)
Local: auditório do Ministério da Economia (Rua Barão de Acarati, 909)
Inscrições: http://seminarioetd.org.br/
Programação:
8h às 9h – Credenciamento.
9h às 9h30 – Mesa de Abertura: discurso de representantes das instituições organizadoras e de autoridades convidadas.
9h30 às 11h30 – Painel 1: O Papel do Estado no Desenvolvimento Econômico e Social: Análise de Conjuntura e Estratégias de Enfrentamento à Política de Desvalorização do Serviço Público.
Coordenação: Representante do Fórum Cearense em Defesa do Serviço Público
Palestrantes: Guilherme Melo (Instituto de Economia da Unicamp/SP) e Clemente Ganz Lúcio (Diretor Técnico do DIEESE)
Debatedor: Fábio Sobral (professor de Economia UFCE)
11h30 às 12h30 – Debate sobre o Painel 1.
12h30 às 14h – Intervalo
14h às 16h – Painel 2: Reforma Tributária Solidária e Administração Tributária: Impactos sobre a Justiça Fiscal e a Organização Federativa dos Fiscos.
Coordenação: Representante de uma das Entidades Organizadora
Palestrantes: Auditor Fiscal Dão Real (Diretor do Instituto Justiça Fiscal) e Charles Alcântara (Presidente da Fenafisco)
Debatedor: Auditor Fiscal Marcelo Lettieri (Diretor de Estudos Técnicos da DS/Ceará)
16h às 17h – Debate sobre o Painel 2
17h – Coquetel de encerramento