TV News

Advogado cearense recebe certificação internacional em curso de política

O advogado Rafael Mota Reis, da Cavalcante Mota Advogados, e também presidente da Comissão de Combate à Corrupção da OAB-CE, recebeu o certificado de formação do RenovaBR nesta semana. O evento também contou com a participação de ex-alunos eleitos do curso RenovaBR 2018, como os deputados federais Tabata Amaral e Vinicius Poit e o senador Alessandro Vieira.

Depois de ajudar a eleger 17 parlamentares de sete partidos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, o RenovaBR formou sua segunda turma no último dia 07 de dezembro. Nesta edição, foram 31 mil perfis analisados por meio de currículo, teste de raciocínio lógico, conhecimentos gerais e entrevistas, sendo que menos de 4% dos aplicantes foram certificados. Eles nunca ocuparam cargos eletivos e pretendem concorrer às Prefeituras e Câmaras Municipais em 2020.

“É fundamental preparar a nova geração de políticos. Selecionamos pessoas com histórico de realização e interesse pelo coletivo. Ensinamos para os nossos alunos o que eles podem fazer como vereadores e prefeitos”, destaca Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

“É impensável, hoje em dia, participação na política sem preparo e capacitação técnica. O RenovaBR entende isso, e sabe que a política só poderá atingir maturidade quando os representantes forem pessoas comuns, qualificadas em gestão e políticas públicas. É o que o povo tem demonstrado nas redes sociais, nas ruas e, principalmente, nas urnas – com uma clara escolha por representantes que representam a renovação dos quadros políticos”, ponderou Rafael Mota Reis.

RENOVABR

O curso RenovaBR Cidades teve duração de quatro meses e uma carga horária total de 96 horas, 31 disciplinas, 204 aulas, 31 temas, 91 textos complementares, diversas atividades práticas e entrega do trabalho de conclusão de curso. Durante o período, os alunos cursaram disciplinas de planejamento urbano, finanças municipais, educação, saúde, saneamento, desenvolvimento econômico, além de terem acesso à conteúdos sobre liderança, comunicação política e organização de campanha.

A formação capacitou pessoas comuns para concorrer e ocupar cargos eletivos municipais tendo conhecimento sobre legislação, política e sociedade. As aulas foram ministradas por professores e especialistas de diversas áreas seguindo três pilares de estudo: desafios dos municípios, comunicação política e liderança e representatividade.
A avaliação de todos os exercícios e do Trabalho de Conclusão de Curso foi realizada por corretores, a devolutiva foi feita de forma individual e ao longo de todo o curso os alunos foram acompanhados por monitores.

Cada concludente do curso recebeu um Certificado Digital “RenovaBR Cidades” – certificação internacional – que terá todas as informações dos alunos. Assim, a população poderá consultar e atestar a autenticidade do curso e capacidade técnica de cada um para assumir cargo público eletivo.

SOBRE RAFAEL MOTA REIS

Advogado, sócio da banca Cavalcante Mota Advogados, e presidente da Comissão Especial de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará.
Graduado em Direito pela URCA – Universidade Regional do Cariri e é Especialista em Ciência Política pela Universidade de Lisboa, além de pós graduando em MBA Líderes do Setor Público pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público.

Durante o triênio 2016-2018, foi membro das Comissões de Direito Ambiental e de Controle Social dos Gastos Públicos da OAB-CE.