Gastronomia

Mercado do Café investe em café premium em Fortaleza e mescla regionalidade com internacionalidade

Segundo estudo feito pela consultoria Euromonitor, o mercado brasileiro de café premium tem crescido de forma acelerada. No Brasil, o consumo anual de café premium gira em torno de 70 mil toneladas, o que representa de 5% a 10% do consumo total no setor e um crescimento de 15% ao ano. Especializado em café premium e acompanhando as tendências do núcleo de cafeterias, o Mercado do Café mescla a regionalidade com a internacionalidade, por meio do Café Uchôa de Guaramiranga e da presença da culinária internacional, trazendo o que há de mais novo e atual para o segmento de cafeteria em Fortaleza.

Além disso, como tendência para 2020, vão ganhar destaque os produtos artesanais. “Trabalhamos desde a escolha do café que é local até a produção das nossas geleias e pães que são artesanais. Esse tipo de alimento e bebida, além de serem costumeiramente mais saudáveis, nos faz criar uma proximidade ainda maior com a região que estamos localizadas. Temos convicção de que conseguimos fazer um café premium com as tendências internacionais, utilizando um café regional de excelência”, explicam as proprietárias do Mercado do Café, Adriana Miranda e Valesca Henrique.

De acordo com o Sebrae, a tendência no crescimento do Mercado de Café premium se explica pelo aumento do número de consumidores que optam por produtos de maior qualidade. As proprietárias do Mercado do Café explicam que têm observado essa mudança no consumo. “As pessoas estão mais atentas não só para o preço do produto, mas também pela qualidade. O consumidor quer saber e a procedência dele, além de querer conhecer mais sobre a gastronomia”, disse.