TV News

Semana do meio ambiente: empresas que fazem a diferença com ações sustentáveis

Na semana do meio ambiente, quando se discutem práticas que remetem ao cuidado com o presente, para garantir um futuro às gerações vindouras, vale mencionar iniciativas de algumas empresas cearenses que se destacam no cuidado ao meio ambiente. A Sorvetes Frosty é uma delas: a empresa mantém a coleta seletiva e grande parte dos resíduos é doada ou vendida, sendo que o valor arrecadado com a venda dos mesmos são destinados para compra de materiais ou realização de eventos e ações para os colaboradores. Além disso a empresa utiliza palitos de madeira de reflorestamento. 

Mercadinhos São Luiz foi pioneiro no programa “prateleira de Mercado Justo e Sustentável”, que conta com a parceria da Muda Meu Mundo, e tem como objetivo apoiar pequenos agricultores locais a escoar seus produtos sustentáveis, capacitar as famílias garantindo qualidade dos produtos e o rastreio completo da cadeia, entregar um produto fresco e recém colhido para o cliente, criar uma rede de mercado justo local e incentivar o consumo com propósito dentro dos supermercados, causando impacto na população rural.

Sobral Gráfica e Editora reaproveita água de todos os seus aparelhos de ar condicionado, por meio de um sistema de captação, armazenamento e abastecimento automatizado. A empresa também pratica reciclagem consciente dos principais insumos, como papéis e chapas de alumínio; descarte consciente dos resíduos, como paletes e estopas sujas de tinta, os quais são enviados para fornos de cerâmicas, onde tudo é queimado para a fabricação do tijolo. Todos os papéis usados pela gráfica são provenientes de reflorestamento, uma produção benéfica para o meio ambiente.

Sodiê Doces assumiu o compromisso de retirar os produtos plásticos em todas as lojas da marca. A ideia é que, até o final do ano, sejam substituídos os pratinhos, copos, garfos, mexedores de café e hamburgueiras por produtos feitos de materiais biodegradáveis, compostáveis ou reutilizáveis.