TV News

COAPH Saúde lança serviço de internação psiquiátrica domiciliar

Referência em serviços e atendimento médico, a Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH Saúde) lança uma alternativa para os cuidados com a saúde mental de forma humanizada e responsável: a internação psiquiátrica domiciliar. O paciente tem acompanhamento por uma equipe de saúde mental 24h e avaliações médicas frequentes, dentro de casa, com assistência multidisciplinar, que envolve médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais especializados em saúde mental.

“A internação psiquiátrica é indicada a pessoas que tenham algum transtorno mental e estejam em crise aguda, precisando de uma intervenção mais intensa e um acompanhamento por uma equipe de saúde mental 24h e avaliações médicas frequentes. Hoje, as alternativas que temos em Fortaleza para esses casos são hospitais no modelo manicomial, com muitos pacientes, divididos em pavilhões, ou hospitais clínicos, que têm muita dificuldade em aceitar esse tipo de paciente pela falta de estrutura. Por isso, a internação domiciliar chega como opção mais humanizada que, além de todo suporte médico, permite acompanhamento mais próximo da família e é menos traumática“, explica Dr. Thiago Holanda, psiquiatra da equipe de implantação do serviço na COAPH Saúde.

A atenção à saúde mental tem sido cada vez mais discutida pelo acentuado crescimento dos distúrbios mentais em todo o mundo, especialmente durante a atual pandemia. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental, 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem depressão e 50 milhões têm demência. A esquizofrenia afeta 23 milhões e o distúrbio bipolar atinge 60 milhões de pessoas em todo o mundo.O serviço de internação psiquiátrica da COAPH Saúde já está disponível. Para mais informações, basta ligar para o telefone (85) 3039-3030.