Eventos Culturais

Festival TIC cria ação inédita levando espetáculos teatrais e conversas com elenco para aulas virtuais de 27 escolas públicas de quatro cidades

De 23 de novembro a 04 de dezembro o festival realiza uma itinerância por salas de aulas virtuais de escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu, somando 56 sessões com direito a bate-papo ao vivo com o elenco dos espetáculos

O ano de 2020 está marcado como o ano da reinvenção. Parafraseando o velho guerreiro Chacrinha, quando dizia que “Quem não se comunica, se trumbica”, nesses novos tempos de pandemia de Covid-19 com o necessário isolamento social, quem não se reinventa, não avança.

Reinventando-se e mantendo o foco nas artes, na cultura infância e na educação, o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará realiza, como parte da 10ª edição, uma ação inédita que vai movimentar salas de aula virtuais de 27 instituições educacionais, entre públicas e privadas.

Durante as aulas virtuais das escolas, os alunos, em suas casas, vão assistir a espetáculos que marcaram a história do TIC. São seis peças que tiveram textos e proposta cênica adaptados pelos grupos teatrais e foram transpostos do palco para o audiovisual pela cineasta Michelline Helena e o realizador audiovisual Vitor Grilo.

Vão ser 56 sessões virtuais durante as aulas e, após cada apresentação, haverá uma conversa ao vivo entre o elenco e as crianças. Tudo com intérprete de Libras. Esta ação acontecerá entre os dias 23 de novembro e 04 de dezembro envolvendo escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu, contemplando turmas de alunos dos turnos da manhã e da tarde.

ESPETÁCULOS

Os seis espetáculos que serão apresentados nas aulas virtuais são: “As aventuras do João Sortudo”, da Cia Prisma de Artes, que consiste em uma adaptação do conto popular sobre as aventuras de João Sortudo, um jovem rapaz de pura inocência. Este espetáculo contará também com audiodescrição; “Para onde vão as meias quando elas desaparecem”, do Coletivo WE, que narra a história de Kali, que está de mudança e ao mexer em suas caixas, encontra de tudo um pouco, menos suas meias; “O senhor ventilador”, do Grupo Bagaceira de Teatro, que encena a relação de um chefe de um escritório e o seu principal funcionário: o senhor ventilador; “Napoleão”, do Pavilhão da Magnólia, que por meio do personagem Napoleão retrata a infância contemporânea e os desafios que ela traz à família e à educação; e do Grupo Bricoleiros, os espetáculos “Olha o olho menino”, que através de marionetes retrata de forma bem-humorada o convívio familiar e “Quatro patas”, que conta a história de um gato chamado de Quatro Patas e o menino Kaká. Todos os espetáculos serão exibidos, também, no canal do Youtube da Invento Produções Culturais e ficarão disponíveis até o dia 06 de dezembro. 

LEGADO

Ao longo de 10 anos, o TIC tem gerado cultura à infância do Ceará, que vão além dos palcos, registrando desdobramentos em diferentes frentes, inclusive no campo da política e gestão cultural e nas transformações de realidades de crianças que vão pela primeira vez ao teatro. Em nove edições realizadas o festival alcançou um público de quase 170 mil pessoas, em 346 sessões de espetáculos realizadas, boa parte delas exclusivas para escolas, recebendo 46 mil alunos. Nos palcos, foram 126 atrações de vários estados do Brasil e de mais 10 países. No TIC aconteceram 13 estreias de espetáculos. E nos bastidores do festival, foram gerados cerca de 100 empregos direto por cada edição.

Apresentado pelo Ministério do Turismo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 10º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Invento Produções Culturais. Tem o patrocínio da Nerorubber, Sugar Shoes, Coopershoes e Votorantim. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Ação Humanitária, Instituto Dragão do Mar/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Promoção: D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.

SERVIÇO

10º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará | Sessões em aulas virtuais com alunos de escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu – De 21 de novembro a 04 de dezembro. Espetáculos disponíveis até o dia 06 de dezembro no canal da Invento produções Culturais no Youtube. Link: youtube.com/InventoProduçõesCulturais.

Mais informações: www.festivaltic.com.br.