Agenda

Festival Jazz & Blues 2021 inicia programação com Residências Artísticas

A 22ª edição do Festival será realizada ao longo do ano de 2021 com programação online e presencial

Nove minicursos, quatro mesas-redondas e apresentações de professores e alunos vão compor a programação das Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2021. As atividades serão realizadas de forma totalmente online, de 08 a 11 de fevereiro. Com exceção dosminicursos, que serão fechados para inscritos, as demais atividades (mesas-redondas e apresentações serão transmitidas no canal do festival no Youtube (jazzebluesce). Marcando a abertura das inscrições no dia 21 de janeiro, será realizada uma live com apresentação musical dos professores, às 20 horas, direto do Porto Dragão, em Fortaleza.

Projeto de formação artística e cultural do Festival Jazz & Blues 2021, as Residências Artísticas visam a qualificação profissional de músicos cearenses do nível básico ao avançado. As atividades permitem que os estudantes de música criem percursos formativos, com aulas e outras atividades práticas e teóricas, principalmente no campo da música instrumental.

Com inscrições gratuitas de 21 a 26 de janeiro pelo site do Festival Jazz & Blues (www.jazzeblues.com.br), os minicursos são destinados ao público em geral, especialmente jovens de 14 a 24 anos e estudantes da rede pública de ensino do Ceará. São 50 vagas para cada um dos nove minicursos, 450 vagas no total, com 8 horas de duração cada. Somando às mesas-redondas, serão 80 horas de atividades formativas, além das apresentações de professores e alunos no canal do festival no Youtube.

NO CARNAVAL

Uma programação virtual do Festival Jazz & Blues 2021 será realizada nos dias de Carnaval para marcar o período em que, desde a primeira edição, em 2000, o evento acontece presencialmente em Guaramiranga. Para a 22ª edição, vão ser gravados shows especialmente para o festival e essa programação, com atrações locais e nacionais, será exibida no canal do Jazz & Blues no Youtube de 13 a 16 de fevereiro.

Posteriormente, sem data prevista, quando for segura a realização de grandes eventos presenciais, sem riscos de contaminação de Covid-19, o 22º Festival Jazz & Blues acontecerá no formato tradicional, com estrutura montada, artistas convidados e a forte presença de público apreciador do jazz, do blues e de gêneros afins.

O Jazz & Blues este ano realiza uma pesquisa de opinião para conhecer melhor seu público e estreitar ainda mais a relação com quem anualmente está presente, quem já esteve ou gostaria de estar, por ser um apreciador dos gêneros musicais que lhes são característicos. O questionário será enviado para os contatos já cadastrados pelo evento, mas quem desejar responder também poderá acessá-lo pelo site www. jazzeblues.com.br.

O projeto Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2021 é uma realização da Via de Comunicação e Cultura, com apoio do Porto Dragão, Instituto Dragão do Mar e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc. Patrocínio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério do Turismo do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura, e da Via de Comunicação e Cultura, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). Agradecimento: Enel. Patrocínio: BNB. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Teatro São José e Mercadinhos São Luiz.

NOVE MINICURSOS DAS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Nas Residências Artísticas serão oferecidos os minicursos de Guitarra, com Hermano Faltz; Prática de instrumentos de sopros, com Thiago Rocha; Contrabaixo, com Pedro Façanha; Técnica Vocal, com Aparecida Silvino; Bateria, com André Benedecti; Piano Popular, com Thiago Almeida; Violão Popular, com Letícia Marram; Harmonia Popular e improvisação, com Stênio Gonçalves; e Teoria e leitura musical, com Amanda Nunes. 

Das 10h às 12h acontecerão os minicursos de Guitarra, Prática de instrumento de sopros, Contrabaixo e Técnica vocal. Das 14h às 16h as atividades de Bateria, Piano popular e Violão popular. Das 16h às 18h serão realizados os minicursos de Harmonia Popular e improvisação e de Teoria e leitura musical, possibilitando que os alunos dos minicursos técnicos também possam participar destas duas atividades teóricas.

Para participantes com deficiência visual, o texto do material didático será disponibilizado em PDF, permitindo a leitura em aplicativos e softwares específicos. Para alunos surdos, haverá intérpretes de Libras.

No dia 27 de fevereiro, no canal do festival no Youtube, será exibido o resultado dos minicursos com a interpretação de “Caminhar” (Luizinho Duarte) e “Pavão Misterioso” (Ednardo) por alunos e professores.

QUATRO MESAS-REDONDAS

À noite, das 19h às 21h, também de 8 a 11 de fevereiro, como parte da programação das Residências Artísticas, o Festival realizará mesas-redondas com transmissão ao vivo no canal do festival no Youtube, permitindo maior alcance e democratização do acesso à cultura. Cada dia será realizada uma mesa, onde serão abordados os temas “Música na pandemia”, “Circuito da música”, “Direitos autorais e direito dos músicos” e “Aceleração artística e gerenciamento de carreira”. Cada mesa contará com a participação de dois ou três convidados de reconhecida atuação na área e um mediador.

Os temas e participantes das mesas-redondas:

Dia 08: Música na pandemia: reflexão e pensamentos sobre o lugar da música hoje e em um contexto de pós-pandemia. Palestrantes: Marisa Fonterrada (UNESP) e Luiz Botelho (UFC). Mediador: Pedro Rogério (UFC).

Dia 09: Circuito da Música: Equipamentos, espaços, festivais, editais. Como circular. Palestrantes: Dalwton Moura, João Wilson e Lenildo Gomes. Mediadora: Maria Amélia Mamede.

Dia 10: Direitos autorais e direitos do músico: cachês, couvert, sindicato, OMB. Palestrantes: Amaudson Ximenes e Felipe Radicetti. Mediadora: Cecília Rabelo.

Dia 11: Aceleração artística e gerenciamento de carreiras: Plataformas, comunicação, anúncio e impulsionamentos, meios de resistência e divulgação da música. Palestrantes: Tiago Araripe e Marianna Leporace. Mediador: Heriberto Porto (UECE)

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2021 – Residências Artísticas: Inscrições abertas de 21 a 26 de janeiro para os nove minicursos que serão realizados de 08 a 11 de fevereiro de forma online. Inscrições gratuitas pelo site www.jazzeblues.com.br. Total de vagas: 50 por minicurso.

Live de abertura das inscrições – Apresentação musical dos professores no dia 21, às 20h, ao vivo direto do Porto Dragão, com transmissão no canal do Festival Jazz & Blues no Youtube: jazzebluesce. Duração: 50 minutos.

Mesas-redondas – De 8 a 11 de janeiro, das 19h às 21h, no canal do Festival Jazz & Blues no youtube.

Exibição dos Resultados dos minicursos: Dia27 de fevereiro no canal do Festival Jazz & Blues no Youtube.