DestaquesTV News

Luxo da Aldeia lança música nas redes sociais

O Bloco Luxo da Aldeia lança, em suas redes sociais, a música Marcha do Desencontro, parceria de Bruno Perdigão, Thales Catunda e Marcus Dias. A canção surgiu em 2014, mas ainda não havia sido apresentada ao público. Com a pandemia, no entanto, Bruno Perdigão decidiu gravá-la em casa, no formato voz e violão, como forma de matar um pouco da saudade deste período de Carnaval, uma vez que o Bloco não irá para a rua em 2021. “A ideia é gravar a música quando a pandemia passar, com banda completa e tudo que tem direito”, afirma Bruno Perdigão, que é vocalista e guitarrista do Luxo da Aldeia.

Confira a música aqui: https://bit.ly/2MP7fNl  

Tantos Carnavais Depois

O Bloco Luxo da Aldeia foi criado em 2006 a partir de uma ideia de valorização da música cearense de carnaval. Tem o nome inspirado na música Terral, de Ednardo. O seu grupo é formado por músicos que trabalham na valorização da música local num intuito de reforçar os laços culturais do nosso povo com o local de origem.

Ainda em 2006, concorreu ao edital público de fomento aos blocos de pré-Carnaval de 2007, para o qual foi selecionado e se apresentou publicamente pela primeira vez. Desde então, apresenta-se por quatro sextas-feiras que antecedem o Carnaval, contando com a ajuda de foliões e amigos. Em sua trajetória, já ocupou diversos espaços da cidade, sempre trazendo à tona a importância do espaço público e a democratização do Carnaval. O bairro Benfica, a Praia de Iracema, o Mercado dos Pinhões e a icônica Praça do Ferreira são alguns dos locais nos quais o bloco já se apresentou.

Desde o ano de 2012, o Bloco Luxo da Aldeia se apresenta, também, durante o Carnaval, contribuindo para a ampliação e o fortalecimento da cultura popular carnavalesca. Os sábados e as segundas do período momino, em Fortaleza, já se tornaram tradição com suas apresentações, atraindo um imenso público para uma festa gratuita, divertida e lúdica. 

O trabalho de pesquisa realizado pelos integrantes do Luxo da Aldeia culminou na criação de um repertório notabilizado por frevos, marchas, sambas e maracatus, exaltando as diversas vertentes do Carnaval cearense. Isso propiciou uma maior interação com outros artistas e blocos, fazendo com que o Luxo dividisse o palco com nomes como Fausto Nilo, Moraes Moreira, Chico César, Amelinha, Messias Holanda, Marcus Dias, Jord Guedes, bloco Camaleões do Vila, Maracatu Solar, dentre outros.

Em 2018, o Bloco lançou o seu primeiro CD, Tantos Carnavais Depois, que contou com a produção de Pantico Rocha. O álbum traz composições próprias, canções já prestigiadas pelo público e diversas participações especiais, como Fausto Nilo, Moacir Bedê, Heriberto Porto, dentre outros. Já em 2019, o Luxo da Aldeia lançou o single “O Grito de Carnaval é um Grito de Liberdade”.