Eventos Culturais & Theatro

Jonnata Doll e os Garotos Solventes faz liveshow encerrando projeto de turnê virtual do álbum Alienígena

Apresentação acontece no dia 17 de fevereiro, diretamente do Youtube do quinteto cearense

Firmada em São Paulo há mais de uma década, Jonnata Doll e os Garotos Solventes celebram a turnê de seu último disco “Alienígena”(lançado em 2019 e produzido por Fernando Catatau, do Cidadão Instigado, e co-produzido por Loro Sujo) de maneira inédita em sua carreira: no formato liveshow. Contemplado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, o quinteto realizou uma série de apresentações virtuais, cujo encerramento acontecerá no dia 17 de fevereiro, às 20h. A apresentação, que poderá ser vista na página do Youtube do grupo, com tradução em Libras, terá participação especial da cantora Veronica Valenttino

A ideia do projeto partiu de levar o punk rock conceitual e beatnik do grupo, às zonas mais periféricas da capital, bem como o interior de São Paulo, como forma de integração, transformação do espaço urbano e disseminação da arte transgressora e visceral de Jonnata Doll. Com a necessidade de adaptar a turnê pelo estado de São Paulo ao formato digital, foi possível potencializar o trabalho da banda para um público cada vez maior, uma vez que pessoas de qualquer lugar do mundo puderam ter acesso aos shows. 

“Temos 12 anos de banda, eu particularmente, faço arte desde 1996. Quando surge a dificuldade, a gente tem que continuar com o que tem, com aquilo que o grupo acredita. Aprendemos muita coisa nesse período de pandemia, que vamos conseguir colocar na prática quando a gente puder voltar para os palcos, inclusive em relação a esse novo formato digital, que acredito que veio para ficar”, explica Jonnata Doll. 

As lives da turnê foram gravadas em estúdio e transmitidas nas redes das Fábrica de Cultura do Capão (São Paulo), Armazém Baixada (Ribeirão Preto), Shake, Shake, Shake (Franca), Asteroid (Sorocaba), Casa de Cultura São Mateus e Casa de Cultura do Butantã (São Paulo). Cada um desses shows contou com a exibição de um quadro chamado “Janela com Doll” onde o cantor conversou com artistas da cena local das cidades ou regiões contempladas por esse projeto.

O show de encerramento, no dia 17/02, será diferente dos primeiros 6 pockets apresentados. Além de reforços na equipe audiovisual, essa performance terá a participação especial da cantora conterrânea da banda e que também reside em São Paulo, Verônica Valentino. Com duração de aproximadamente 50 min, o show percorrerá por toda carreira do grupo, desde o lançamento do disco homônimo, em 2014, quando ainda residiam em Fortaleza, passando por “Crocodilo”, de 2016, até desembarcarem na síntese do “Alienígena”, disco de maior maturidade da banda.

No repertório, clássicos da banda como “Rua de Trás” (JD&OGS, 2014), “Namorada Fantasma” (JD&OGS, 2014) e “Esperando Por Você” (JD&OGS, 2014) se mesclam às novas “Baby” (Alienígena, 2019), “Edifício Joelma” (Alienígena,2019) e Swing de Fogo (Crocodilo, 2016).

“Exasperação, distopia de sentidos, ruptura de padrões convencionais e um grito sufocante em forma de liberdade que rasga suas cordas vocais. Estes são elementos complementares que traduzem parte do que somos no palco. Com essa turnê, num formato totalmente novo, conseguimos traduzir a experiência da grande metrópole em poesia vil, concreta, dilacerante, mas, sobretudo e verdadeira”, finaliza Jonnata Doll. 

Serviço

Live Show Jonnata Doll e os Garotos Solvente, com participação especial de Veronica Valenttino

 Dia: 17/02

Horário: 20h

Canal de exibição: https://youtube.com/c/JonnataDoll

Veja os outros vídeos da tour: https://linktr.ee/jonnatadoll

Ficha técnica:

Gravado em São Paulo, em fevereiro de 2021, no estúdio Índigo Azul

Banda: 

Jonnata Doll

Edson Van Gogh

Leo Breedlove

Felipe Maia

Loro Sujo

Produção Executiva:

Diletto Produções e Índigo Azul Produção Cultural

Direção de imagem:

Ana Azeredo, Joaquim Pedro e Patrícia Araujo

Captação de imagem:

Patrícia Araujo, Bruna Blazquez e Ana Azeredo

Iluminação

Patrícia Araujo e Bruna Blazquez

Engenheiro de som:

Klaus Sena

Mixagem

Pedro Silva

Edição

Loro Sujo

Produção:

Ana Azeredo

Alexandra Thomás

Livia Salles

Esse projeto foi contemplado no PROAC Editais 11/2019. Um produção Diletto Produções e Indigo Azul Produção Cultural e realização do Governo do Estado de São Paulo