UNINASSAU realiza transmissão de programa de rádio em shopping
A iniciativa é em alusão ao Dia do Rádio
A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza realiza, no dia 19 (sexta-feira), no Shopping Benfica, uma transmissão ao vivo de programa de rádio em homenagem ao Dia do Rádio, celebrado em 13 de fevereiro. A iniciativa é do curso de Publicidade e Propaganda da Instituição.
O estúdio de rádio será montado no Shopping e a proposta é contemplar todo o público ouvinte que estiver no local. O espaço ficará aberto para visitação das 15h às 17h e a transmissão do programa será realizada das 17h às 19h.
“Além de realizar uma homenagem aos radialistas e amantes do rádio, é uma oportunidade para quem quer conhecer a rotina de produção de um programa e saber mais sobre a área”, explica a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UNINASSAU Fortaleza, Janaina Holanda.
Aqueles que desejarem visitar o estúdio devem estar utilizando, obrigatoriamente, máscara de proteção e manter o distanciamento. A visitação é restrita para não haver aglomeração e a equipe irá disponibilizar álcool em gel aos presentes.
De acordo com o Ministério das Comunicações há, no Brasil, cerca de 5,1 mil rádios comerciais (3.499 na banda FM; e 1325 nas bandas AM, entre ondas médias, curtas e tropicais). Há, ainda, cerca de 700 rádios educativas; 458 rádios públicas e 4.634 rádios comunitárias.
Na pesquisa Inside Radio, na qual são apresentados aspectos relativos a comportamento e hábitos de ouvintes de rádio, a Kantar Ibope Media constatou que o rádio é ouvido por 78% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas. Além disso, três a cada cinco ouvintes escutam rádio todos os dias. E, em média, cada ouvinte passa cerca de 4h41min por dia ouvindo rádio.
Ainda de acordo com a pesquisa, 81% dos ouvintes escutam rádio por meio de rádio comum; 23% pelo celular; 3% pelo computador; e 4% por meio de outros equipamentos, como tablets.
“Diante disso, podemos concluir que o rádio, além de ser um meio de comunicação querido pelos brasileiros, também é acessível, pois é possível acompanhar a programação em diferentes plataformas, até mesmo para quem não tem acesso à Internet, pois basta ter pilha ou bateria. Por isso, consideramos justa essa homenagem”, finaliza Janaina.