“Shalom Amigo dos Pobres” que acolhe e alimenta pessoas em situação de rua reforça necessidade de doações e de voluntários, neste lockdown
O projeto oferece alimentação, higiene, saúde e ainda estimula a solidariedade, a conscientização de combate à Covid-19 e fé
Em 2020, no início da pandemia de Covid-19, a Comunidade Católica Shalom iniciou o Projeto “Shalom Amigo dos Pobres” com o objetivo de amparar, alimentar e oferecer apoio espiritual às pessoas em situação de rua que ficaram sem nenhuma assistência. Após um ano e com um novo lockdown decretado pelo governo, a iniciativa que não parou reforça mais uma vez a necessidade de novas doações e voluntários.
O projeto, sustentado por parcerias com empresas e doações, precisa de donativos e de recursos financeiros. As formas de doação e os pontos de entrega estão disponíveis no site: amigodospobres.org. O projeto precisa de alimentos, roupas, produtos de higiene em geral e pessoal, além de cobertores, toalhas, máscaras, luvas e medicações.
“Imagine viver em um tempo de pandemia sem ter o que comer e sem ter um lugar para se proteger, sem poder tomar banho, sem ter uma roupa limpa para vestir, ou seja, sem nenhuma assistência. Então a importância do “Shalom Amigos do Pobres” é ir ao encontro dessas pessoas que estão nas ruas e socorrê-las em suas necessidades básicas”, conta a missionária e voluntária do Projeto, Maria Luísa.
Atualmente, o projeto distribui três refeições: café, almoço e jantar, no Centro da cidade e no bairro Parangaba são entregues café da manhã e almoço. Nesses lugares, as pessoas em situação de rua podem realizar sua higiene pessoal, tomar banho, além de receber assistência social e orientação de saúde. Entre as ações do “Shalom Amigo dos Pobres”, está a estruturação de um novo centro de atendimento, onde funcionará a nova sede da Casa São Francisco. O novo espaço concentrará todos os atendimentos que hoje funcionam nas casas de serviço, em vários bairros de Fortaleza.
A nova casa, chamada também de “Palácio dos Pobres” terá capacidade para acolher 100 pessoas em situação de rua onde eles receberão alimentação (café da manhã, almoço e jantar), terão acesso a banheiros, lavanderia social, assistência médica e social, ajuda psicológica para as pessoas em situação de dependência química, formação espiritual, além de atividades e oficinas de profissionalização para reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho e na sociedade.
Saiba Mais:
Além de Fortaleza, o projeto “Shalom Amigo dos Pobres” atua em diversas capitais do país como Aracaju, Sergipe, Recife, Salvador, Natal, São Luís, Goiânia, São Paulo e Curitiba. De março a outubro de 2020 foram distribuídas cerca de 64.025 refeições, 4.549 atendimentos em higienização, 1.496 orientações sociais, 3.640 cestas básicas, mais 800 pessoas em situação de rua receberam orientação e foram encaminhadas para comunidades terapêuticas.
Voluntários:
“Cortar legumes, fazer um curativo, distribuir refeições; resgatar, encaminhar, registrar, dar uma palavra de esperança, você escutar o outro, ampara, abraça com o olhar. Ser Voluntário é dar de graça o que de graça recebemos, sabendo que quando amamos, somos amados; quando socorremos, somos socorridos; quando evangelizamos, somos evangelizados. A caridade muda o mundo e a sua vida pode fazer a diferença. Nós precisamos da sua ajuda, de você.”, reforça a missionária Maria Luísa.
Serviço: Doações para o Projeto Amigo dos Pobres
Atendimento: Segunda a sexta-feira
Contato: (85) 99962-5588 (contato para doações)
Endereço para doações: Rua Floriano Peixoto, 1375 – Centro
Cadastro para voluntários: amigodospobres.org
Doações: amigodospobres.org
Mais informações à imprensa: Inove Comunicação – Assessoria de Imprensa do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica – Verônica Melo (85) 99680-0908 | Sarah Sousa (85) 99995-5426.