TV News

BCAD dá continuidade às atividades pedagógicas de maneira remota e inicia campanha de doação

Empatia ajuda e contagia

BCAD dá continuidade às atividades pedagógicas de maneira remota e inicia campanha de doação

O grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doações (BCAD), fundado em 1994 pela professora e coreógrafa Janne Ruth, tem um papel fundamental no atendimento direto a 380famílias na comunidade de Bela Vista e seu entorno – atingindo mais onze comunidades de extrema vulnerabilidade com baixo ou baixíssimo IDH. A ONG, assim como outras instituições, têm enfrentado os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e sofre consequências negativas, desde o ano passado, por ser obrigada a suspender suas atividades presenciais e reduzir o número de atendimentos diretos para evitar aglomerações.  

Durante o ano de 2020, foram realizadas várias campanhas e o BCAD obteve apoios importantes que permitiram odiálogo com as famílias e possibilitaram colocar alimento em suas mesas. Entretanto, apesar da primeira onda da pandemia ter tido uma grande redução nos números de casos, o apoio às crianças, jovens, familiares e outras pessoas das comunidades do entorno (mesmo sem filhos no Projeto) continua devido a situação precária em que se encontram. Esse trabalho solidário vem persistindo devido ao apoio de importantes parceiros, como o Mesa Brasil por exemplo. 

PANDEMIA

No atual cenário, os alunos do BCAD passaram a ter aulas de dança clássica, contemporânea, rua e jazz, teatro, karatê, oficinas de música e atividades complementares – que contemplam acompanhamentos psicológicos e de assistência social, bem como palestras socioeducativas – de forma hibrida. 

E para continuar dando assistência a todos, o BCAD está com dois projetos em curso: “Educação, Arte e Cidadania”, realizado com apoio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPSCE), e o espetáculo “Dois Pontos”, que objetiva a manutenção das atividades do grupo. 

DOIS PONTOS

Em Dois Pontos, o espetáculo apresenta a vida em suas supostas faces e surgiu, principalmente, pela observação da situação econômica das famílias atendidas pela ONG. O primeiro ponto retrata o cotidiano de quem já nasceu com todas as oportunidades e o segundo, a realidade de quem precisa viver com todas as dificuldades que o mundo impõe – principalmente as socioeconômicas. Dois pontos que, embora pareçam tão distantes, revelam que o fim e os sonhos de todos nós são os mesmos e, de formas diferentes, queremos todos encontrar o sucesso na vida e a FELICIDADE.

Sobre Dois Pontos, Janne Ruth pontua que quando criou o projeto, no final de 2019, ainda não tinha acontecido a pandemia e que as atividades, diante dessa nova realidade, caminharam para uma questão mais profunda. “Pela tragédia que estamos vivendo no mundo devido à pandemia do coronavírus, se a desigualdade social já era grande, nessa situação atual do País de vários ‘lockdown’s e pessoas sem poder trabalhar, com o País passando por uma grave crise econômica, as classes sociais menos favorecidas estão sofrendo muito mais do que já é sua realidade”, diz a fundadora do BCAD.

O espetáculo é realizado através do MECENAS DO CEARÀ, em parceria com o Governo do Estado (GOVCE), a Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT) e incentivado pela empresa ENEL. No entanto, precisamos de mais apoio para continuar o trabalho neste momento tão difícil da segunda onda da pandemia e, por isso, o mais importante são as doações para as quase 400 famílias que estão vivenciando o extremo da desigualdade social por não poderem trabalhar ou trabalhando muito menos devido aos decretos do Governo Estadual que visam o distanciamento social.

PROJETO EDUCAÇÃO, ARTE E CIDADANIA

É através do “Projeto Educação, Arte e Cidadania” – realizado em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPSCE) -, que a ONG vem mantendo suas atividades e favorecendo crianças e adolescentes, viabilizando através do acesso à arte e diversas linguagens uma forma de superação de experiências negativas, visando à melhoria da qualidade de vida, relações grupais e familiares, ao mesmo tempo em que estimula a convivência comunitária nos vínculos socioculturais e de solidariedade.

O Espetáculo “Dois Pontos”, atendendo sua agenda como foi prevista através do MECENAS, inicialmente estaria com as apresentações presenciais nos meses de Março e Abril no Fendafor Itinerante, nas cidades de Guaramiranga e Beberibe, no mês de Maio em Fortaleza e, no mês de Junhoem circulação em Camaçari, na Bahia, através do Festival BALLACE. Por último, através do projeto “Educação, Arte e Cidadania”, seriam realizadas duas apresentações, uma em Caucaia e outra em Itapagé. No entanto, como o atual momento não permite reuniões e aglomerações, o BCAD teve que direcionar para o ambiente online o espetáculo e várias atividades – como palestras, rodas de conversas e apresentações – que serão transmitidas através de encontros pelo Zoom e pelo canal do Youtube do Grupo BCAD (https://youtube.com/channel/UCW1Vyp7YUdq6S5Ou5NCAlmA) e Redes Sociais.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO DOIS PONTOS

Onde: Transmissão virtual através do YouTube e Redes Sociais do BCAD

Classificação: Livre

CAMPANHA DE DOAÇÃO

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/campanha-vaquinha-bcad