Cinema

Filme pernambucano “Inabitável” é o grande vencedor da VII Mostra Curta Vazantes

Evento aconteceu de forma remota entre os dias 14 e 30 de junho e realizou oficinas de formação, debates e palestras.

Inabitável, de Matheus Farias e Enock Carvalho (Créditos: Divulgação)

Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade chega ao fim com o anúncio dos curtas-metragens premiados da sétima edição, que aconteceu entre os dias 14 e 30 de junho e exibiu 23 curtas-metragens, entre ficções, animações e documentários, realizados no Brasil, Espanha, México e França. O curta pernambucano “Inabitável”, dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho, foi reconhecido pelo Júri Oficial como o melhor filme da programação. A trama conta a história de Marilene, que procura sua filha Roberta, uma mulher trans desaparecida.

O Júri Oficial foi formado pelo cineasta e professor André Antônio, pelo cineasta, crítico de cinema e professor Alexandre Figueiroa e pela jornalista, fotógrafa, curadora e produtora cultural Priscila Urpia. O trio também concedeu os prêmios de melhor direção para “4 Bilhões de Infinitos”, de Marco Antônio Pereira; melhor roteiro para “De Vez em Quando Eu Ardo”, de Carlos Segundo; melhor fotografia para “A Barca”, de Nilton Resende; melhor interpretação para Emily de Jesus em “Baile”, de Cíntia Domit Bittar, e melhor montagem para o curta espanhol “Piccolino – Una Aventura en la Ciudad”, de Giovanni Maccelli. Por fim, “Manaus Hot City”, curta-metragem amazonense dirigido por Rafael Ramos, recebeu o Prêmio Especial do Júri.

Em parceria com a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), o Júri da Crítica foi formado por Arthur GadelhaRafael M. Vasconcelos e Thiago Henrique Sena. Os críticos reconheceram o pensamento questionador do curta-metragem carioca “Neguinho”, de Marçal Vianna, e da produção cearense “Terceiro Dia”, de Jéssica Queiroz. Por meio de votação popular, os espectadores da Mostra Curta Vazantes elegeram “Reexisto” (SP), dirigido por Lethicia Galo e Rodrigo Campos, como o melhor filme da edição.

VII Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade é uma realização da Pontilhado Cinematográfico, da Universidade Católica de Pernambuco, através da Pró-Reitoria Comunitária, e do Instituto Humanitas da Unicap. O evento conta com parcerias da Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA), da Fundação Fé e Alegria Vazantes e do Armazém Coral Acha Aqui, além de diversos voluntários que participam na construção e execução desse projeto.

PREMIADOS – VII MOSTRA CURTA VAZANTES

– JÚRI OFICIAL

MELHOR FILME: INABITÁVEL (PE), de Matheus Farias e Enock Carvalho

Justificativa: Pela excelência na orquestração de todos os elementos fílmicos – atuação, som, figurino, direção, roteiro – que concorrem para criar uma narrativa emocionante e politicamente importante, o júri concede o prêmio de melhor filme para INABITÁVEL.

MELHOR DIREÇÃO: 4 BILHÕES DE INFINITOS (MG), de Marco Antônio Pereira

Justificativa: Pelas belas soluções cênicas, pela decupagem delicada, pelo uso inteligente da luz e a ótima direção de atores, o prêmio de melhor direção vai para 4 BILHÕES DE INFINITOS.

MELHOR ROTEIRO: DE VEZ EM QUANDO EU ARDO (SP), de Carlos Segundo

Justificativa: Pela forma sutil como o filme constrói aos poucos, através de uma protagonista que vai desvelando várias camadas, uma expectativa que ao mesmo tempo se quebra e desabrocha numa imagem onde a linguagem fotográfica e a cinematográfica se encontram, o prêmio de melhor roteiro vai para DE VEZ EM QUANDO EU ARDO.

MELHOR FOTOGRAFIA: A BARCA (AL), de Nilton Resende

Justificativa: Pela criação de um universo singular, com cores que beiram o fantástico e o alegórico e por nos proporcionar um passeio aquático pela noite iluminada pelo luar, o prêmio de melhor fotografia vai para A BARCA.

MELHOR INTERPRETAÇÃO: EMILY DE JESUS em BAILE (SC), de Cíntia Domit Bittar

Justificativa: Por construir com naturalidade e ao mesmo tempo leveza uma personagem que está lidando pela primeira vez com questões humanas profundas sem abandonar o ponto de vista da infância, o júri concede o prêmio de melhor interpretação para a atriz Emilly de Jesus do filme BAILE.

MELHOR MONTAGEM: PICCOLINO – UNA AVENTURA EN LA CIUDAD (Espanha), de Giovanni Maccelli

Justificativa: Pela habilidade de unir fluidamente a animação stop-motion com a filmagem de atores reais, além de manter o ritmo em habilidosos momentos de ação e perseguição, o prêmio de melhor montagem vai para PICCOLINO.

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI: MANAUS HOT CITY (AM), de Rafael Ramos

Justificativa: Pela apresentação de uma Manaus outra, construindo uma representação inusitada da cidade com referências estéticas pop, além de trazer personagens que lidam com as dores da vida com o cuidado e o afeto que vêm da amizade, concedemos o prêmio especial do júri a MANAUS HOT CITY.

– JÚRI DA CRÍTICA: NEGUINHO (RJ), de Marçal Vianna, e TERCEIRO DIA (CE), de Jéssica Queiroz

Justificativa: “Parece que tá todo mundo ouvindo e ninguém tá falando nada”. A frase composta por Arnaldo Antunes e Nando Reis parece sintetizar essa realidade em que estamos inseridos, apesar de todas as comunicações e novas ferramentas de ação promovidas neste século: um cenário de imobilidade, silenciamento e omissão. No Estado que estamos, pairam as dúvidas e os suspenses, mas também brotam as indignações, sensações que, cada vez mais, vêm sendo expressas por meio do cinema e suas infinitas possibilidades. Independente do espaço e do tempo em que essas imagens e sons se organizam, reações à mesma normalização do absurdo, à tragédia anunciada, à convivência com o desastre e ao ímpeto da resposta. Dessa forma, o júri acredita que  a função da crítica vai além de uma análise técnica da obra, muitas das vezes propondo  olhares que construam alternativas ao lugar-comum, abrindo janelas para um pensamento questionador e de como o cinema se relaciona com nossa realidade. A Aceccine, por meio de seu Júri, premia no VII Curta Vazantes os filmes NEGUINHO, de Marçal Vianna, e TERCEIRO DIA, de Jéssica Queiroz.

– JÚRI POPULAR: REEXISTO(SP), de Lethicia Galo e Rodrigo Campos

SOBRE VAZANTES (CE)

O Distrito de Vazantes é uma pequena porção administrativa que, juntamente com outros sete Distritos, compõem o município de Aracoiaba, situado na microrregião do maciço de Baturité, no Ceará. Vazantes é o distrito mais antigo de Aracoiaba, destaque em educação e cultura, e possui uma população aproximada de 5.000 habitantes, sendo que 2.200 estão na sua área mais urbana e os demais na área rural. A grande maioria das famílias é de baixa renda formada por trabalhadores cíclicos que vivem (ou sobrevivem) da agricultura familiar ou do trabalho doméstico temporário, sem renda fixa, servindo aos poucos assalariados da cidade como funcionários públicos, pequenos e médios proprietários rurais ou pequenos comerciantes de bares e mercearias. A população de Vazantes e comunidades vizinhas somam 10 mil habitantes, que não têm acesso ao cinema.

SOBRE A MOSTRA CURTA VAZANTES

Criada em 2013, a Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade pretende contribuir para a inclusão e a promoção social e cultural dos moradores da Comunidade de Vazantes e localidades vizinhas a partir da exibição de filmes produzidos em qualquer parte do mundo com a ideia de compreender, observar e fazer visível os processos sociais e culturais que se desenvolvem tanto no sul como no norte do planeta.  Além da variedade de filmes, o evento promove oficinas, palestras e encontros que reflitam, discutam e divulguem a cultura presente na região.