TV News

Especialista alerta para importância do diagnóstico precoce em ocasião do Dia Mundial da Saúde Ocular

A perda ou defasagem da visão está entre os principais fatores de diminuição da qualidade de vida da população

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, mais de 2,2 bilhões de pessoas são deficientes visuais e o número de indivíduos que vivem com patologias evitáveis ou tratáveis é superior a um bilhão. A boa notícia é que a maior parte dos problemas de visão podem ser evitados ou amenizados com diagnóstico precoce, alcançados por meio de consultas oftalmológicas regulares, mesmo quando não há sintomas. Para alertar a população sobre a importância dos cuidados oculares, o dia 10 de julho foi instituído como o Dia Mundial da Saúde Ocular.

O principal entrave do controle preventivo de doenças oftalmológicas é a busca por consultas com especialistas somente após o aparecimento de sintomas. Giuliano Veras, médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), explica que “tomar os cuidados necessários com a visão deve ser um hábito observado desde muito cedo, mas isso não ocorre na prática. A realização de exames preventivos é de fundamental importância, uma vez que muitas doenças oculares são pouco perceptíveis em estágios iniciais”.

Pandemia e agravamento de doenças oculares

O isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 impossibilitou o diagnóstico precoce e o tratamento de diversas doenças, entre elas as patologias que afetam a visão. Com a nova rotina de trabalho, estudos e até de lazer, o uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos também é um fator de risco para os problemas oftalmológicos, uma vez que sobrecarregam o sistema visual.

Um desses problemas é a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC), que causa dores de cabeças, ardor e vermelhidão nos olhos. As queixas dos sintomas têm se tornado frequentes nos consultórios oftalmológicos.

Além disso, estudos recentes de diferentes universidades da China, Canadá e América Latina, mostram que a miopia infantil disparou em todo o mundo durante o período de pandemia, principalmente em razão da falta de luz solar. Segundo estimativa da OMS, até 2050 mais da metade da população sofrerá com a miopia, doença que dificulta o ato de enxergar o que está mais longe, a longo prazo pode ainda acarretar outras complicações.

Para conhecer medidas de prevenção e hábitos para garantir a saúde dos olhos, sugerimos uma conversa com o médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Giuliano Veras.