TV News

Candidíase: causas, sintomas e tratamento

A infecção é um dos tabus mais enfrentados por mulheres no mundo. Cerca de 52% das mulheres no Brasil já tiveram a infecção

Uma pesquisa encomendada pela farmacêutica Bayer constatou que 52% das brasileiras já tiveram candidíase em algum estágio da vida. É comum que atinja 3 entre 4 mulheres, também podendo ocorrer em homens mas com menos incidência. Para começar a desmistificar a candidíase é necessário que se entenda a origem da mesma. A Candida albicans é um elemento que compõe a flora vaginal, bem como outras partes do organismo, então a sua presença é perfeitamente normal.

“É importante ressaltar que esse fungo existe em diversas partes do nosso corpo, como esôfago, boca, ouvido, região anal, genitálias femininas e masculinas. E ele convive pacificamente no seu organismo até que, na maior parte dos casos, uma baixa da imunidade é suficiente para ocasionar a multiplicação indesejada desse fungo, dessa forma, causando a nossa conhecida candidíase”, Dr. Ricardo Martins, ginecologista e obstetra.

A manifestação mais conhecida é a que se dá na região vaginal, ela causa irritação na área e corrimentos indesejados. Esse desequilíbrio também pode ser causado por estresse, uso de remédios como corticoides, má higiene íntima e gravidez. Esse último sendo causado pelos níveis de estrogênio que ficam mais elevados durante a gestação, ela é comum nesse período e não apresenta risco para o feto. Existem muitos tabus em volta desse fungo mas a realidade é que ele é comum e deveria ser normalizado, afinal todos temos candida no nosso corpo.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de manifestação de candidíase são: coceira intensa na parte externa da região genital; Corrimento com aparência de leite coalhado; Pode não apresentar odor; Ardência durante o ato sexual; vermelhidão; Inchaço; Em alguns casos podem aparecer pequenas fissuras na mucosa, podendo ser doloroso durante o ato sexual ou até durante o ato de urinar.

Causas da infecção

Conforme dito anteriormente, um dos fatores mais comuns que ocasionam a candidíase é a baixa na imunidade corporal, que pode ser causada por diversos fatores como uma gripe ou por um momento estressante. Esse fungo também pode ser “ativado” por meio de uma alimentação inadequada. “A dieta pode ter relação direta com algumas manifestações desagradáveis do fungo. Se a sua alimentação é baseada em açúcar e carboidratos é hora de mudar um pouco, o consumo desses alimentos é um dos causadores da infecção. O uso de materiais sintéticos para calcinhas não é indicado, sempre opte por opções de algodão. E na hora de usar biquíni, deve lembrar de não passar longos períodos com uma roupa úmida ou molhada”, afirma Dr. Ricardo Martins.  

Tratamento

A primeira indicação é procurar um ginecologista para relatar os sintomas, muitas vezes eles podem ser confundidos com outras infecções, a avaliação de um profissional da área é extremamente necessária. A candidíase pode ser tratada com pomadas antifúngicas, que podem ser aplicadas ao longo de um período que vai de 3 até 14 dias, podendo ser prolongada conforme indicação médica.

“É indicado que use apenas roupas íntimas de algodão; não usar perfumes ou outros na região; sempre lavar com sabonete neutro e água, lavando apenas a região externa, não se faz necessário internalizar a higienização; se for possível, dormir sem roupa íntima ou quaisquer outros que impeçam a ventilação; evitar absorventes internos; durante o tratamento é importante que as relações sexuais sejam cessadas para que a medicação tenha um efeito mais consistente”, Dr. Ricardo Martins. Essas dicas podem ajudar a acelerar o tratamento, mas é importante sempre procurar um ginecologista para diagnosticar e decidir qual é o melhor medicamento para a infecção.