Agosto Dourado: HGWA estimula doação de leite humano e frascos para posto de coleta
O mês de agosto ganhou brilho para reforçar a campanha Agosto Dourado. A iniciativa, lançada pela Sociedade de Pediatria Brasileira, tem como foco divulgar a importância do aleitamento materno. No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), a equipe do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (Cetip) preparou uma programação que deve durar todo o mês. Atualmente, a unidade possui 24 bebês, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e no berçário, além de oito na UTI Pediátrica.
O HGWA é um posto de coleta da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e já ganhou a cor dourada em alguns ambientes. O recebimento das doações de leite humano chegam de diversas maneiras, seja por doações externas ou até por doações voluntárias de colaboradoras do hospital.
Dentro da programação do Agosto Dourado, a unidade intensifica a divulgação para recebimento de doações do alimento considerado padrão ouro e também de frascos, que são utilizados durante todo o ano para reservar o leite humano doado. Os recipientes devem ser de vidro, como o de café solúvel, com tampa de plástico rosqueável, e podem ser entregues nas unidades parceiras, dentre elas, o HGWA.
Agosto Dourado
Na programação do Hospital Waldemar Alcântara, uma cartilha foi confeccionada para explicar melhor as dúvidas relacionadas à amamentação. O material será distribuído entre as mães atendidas na unidade.
No dia 16 de agosto, o HGWA está programado uma capacitação com a equipe assistencial sobre o tema. Já no dia 17, treinamento e reunião serão realizados com as mães dos 24 bebês internados. No dia seguinte, os residentes médicos irão trabalhar com a equipe multidisciplinar as indicações e contraindicações do aleitamento materno.
A médica Jocélia Bringel, coordenadora da Utin, reforça as ações já feitas pela equipe do setor. Ela pontua que, por meio dessas ações, ocorre o estímulo para o aumento das doações e do prolongamento da amamentação. “Estamos sempre lembrando da importância do aleitamento e do que ele proporciona para os pequenos. Vai desde a afetividade da criança com a mãe e os familiares até a questão de ser um alimento único e essencial que dá proteção e que nenhum alimento artificial consegue substituir sua fonte de defesa contra as doenças. São benefícios para a criança, para a mãe e a sociedade”, detalha.
A profissional destaca que, durante a pandemia de Covid-19, houve uma baixa no estoque de leite humano da unidade. A campanha Agosto Dourado chega como uma forma de auxílio para a sensibilização do tema. “O posto de coleta precisa ser divulgado tanto para as doações internas como externas. As mães que estiverem dispostas a doar podem se cadastrar no hospital e, após o cadastro, enviamos um recebedor, que leva o material para coleta e também traz o leite. Tivemos, nos últimos tempos, uma queda muito grande das doações. É fundamental para utilizar nos bebês prematuros. Na pandemia, sentimos muitos com essa falta”, lamenta.
Como doar frascos
As doações de frascos para armazenamento do leite humano podem ser feitas na recepção administrativa do HGWA, em horário comercial, no endereço Rua Dr. Pergentino Maia, 1559 – Messejana.
Mais informações sobre doações de frascos e de leite humano podem ser obtidas pelo telefone: (85) 3216-8325.