Unimed Fortaleza realiza ações sobre o incentivo ao aleitamento materno
Em celebração a campanha do Agosto Dourado, que simboliza o incentivo ao aleitamento materno, a Unimed Fortaleza realizou diversas ações para trazer mais informações para clientes e colaboradores. Entre as iniciativas, nos dias 10 e 11 deste mês, foi realizado um treinamento para equipes do hospital sobre as práticas do aleitamento materno. Além disso, o encontro realizou a entrega de brindes para as mães que estão na UTI neonatal.
A iniciativa contou com a participação da enfermeira Natércia Bruno, profissional capacitada sobre a temática. De acordo com a coordenadora da UTI neonatal da Unimed Fortaleza, Rejane Brasil, o intuito do encontro foi desmistificar as normas sobre o momento do aleitamento materno. Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno diminui as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos.
“Nós abordamos ações ultrapassadas sobre o aleitamento materno, como posição, postura e regras. É importante deixar a mãe se encontrar com o seu bebê. Queremos que esse bebê seja amamentado desde o centro obstétrico, e quando estiver de alta, isso seja um momento tranquilo para ele e mãe. O leite materno contém um grande papel na imunidade da criança”, pontua.
O encontro contou com a participação da equipe de profissionais da UTI neonatal, centro obstétrico, alojamento conjunto e pediatria. Além do treinamento, a Unimed Fortaleza promoveu a entrega de potes para as lactantes que foram ao Posto de Coleta de Leite Humano e almofadas para as mamães da maternidade. Informações sobre aleitamento materno também foram disponibilizadas no Instagram (@unimedfortaleza)
Posto de coleta de aleitamento
Para auxiliar as mães que passam por dificuldades no momento de amamentar, a Unimed Fortaleza conta com um posto de coleta de leite humano. Criado em 2004, o espaço contempla os bebês internados na Unimed Fortaleza. A mulher pode doar leite materno quantas vezes puder e quiser, pois, quanto mais estimulada a mama, mais leite humano é produzido.