Empreendedorismo Feminino: “Nós viemos para somar, inovar e mudar o mercado”
Na última sexta-feira (19) foi celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma iniciativa liderada pela ONU Mulheres, e que tem por objetivo celebrar e incentivar o protagonismo de mulheres à frente dos negócios. Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, feita em parceria com o Sebrae, no Brasil, o número de mulheres empreendedoras já ultrapassa 24 milhões, em um universo de aproximadamente 52 milhões de empreendedores.
No Ceará, de acordo com o Sebrae, a porcentagem de mulheres empreendedoras supera a média nacional. No Brasil, o percentual de mulheres que empreendem é de 34%, enquanto no estado chega a 35%. Um exemplo disso é a empresa Call Med, atuante há 13 anos como uma das maiores distribuidoras atacadistas de medicamentos e materiais médico-hospitalares para o mercado público e privado das regiões norte e nordeste e dos estados de ES, RJ, MG e GO, que é comandada por duas mulheres.
Com 30 anos de experiência no mercado farmacêutico, a Call Med foi fundada por José Fernandes de Assis Neto, juntamente de Tânia Andrade. Em 2011, Denise Assis, filha de José Fernandes, assume a diretoria comercial e se une a Tânia, diretora financeira, na gerência dos negócios. Desde então, a Call Med vem traçando novos rumos e expandindo sua visão para um mercado de novas oportunidades. Neste ano de 2021, a empresa irá inaugurar sua primeira unidade para atendimento ao público do varejo, a Call Med Express, associada também ao e-commerce.
“Temos o objetivo de levar saúde para as pessoas por meio da distribuição de medicamentos e produtos médico-hospitalares na área atacadista e, agora, ingressando também no varejo. A inauguração da Call Med Express será neste mês de dezembro e vai oferecer produtos de suplementação, dermocosméticos e medicamentos especiais, trabalhando não somente a saúde corretiva, mas também a saúde preventiva. No próximo ano almejamos ingressar para a área de exportação”, afirma Denise.
Sobre os desafios de estar em um mercado que quase sempre foi dominado por homens e estar à frente de uma grande empresa como a Call Med, dando um novo olhar para os projetos, Denise demonstra muita confiança e garante que as mulheres vieram para somar e fortalecer ainda mais o mundo dos negócios.
“Gerir uma grande empresa como a Call Med, sendo mulher, mãe e esposa, sem dúvida é desafiador, mas as mulheres vieram para ficar e já mostraram que são capazes de ser multitarefa e de gerir o que quiserem. Estou confiante de que é só o começo e de que ainda vamos conquistar muito mais. Nós viemos para somar, inovar e mudar o mercado”, finaliza.
Sobre a Call Med
A Call Med foi idealizada em 2008 com o objetivo de atender a demanda de distribuição de medicamentos e materiais médico–hospitalares junto às regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em 2009, com o foco maior no mercado público, a empresa iniciou as atividades no bairro de Fátima, dando início a boas parcerias com os fabricantes na linha de medicamentos similares, materiais médico-hospitalares e produtos odontológicos. No ano seguinte, se iniciou o foco também junto ao setor privado que colaborou, significativamente, para a ampliação do negócio.
Em 2011, diante do empreendedorismo do fundador e dos sócios, surgiu a necessidade de expansão do seu espaço físico, a fim de abranger tanto sua equipe de colaboradores quanto sua linha de produtos. Dessa forma, a sede foi transferida para o bairro Cajazeiras, onde foi possível ter um espaço mais amplo e com localização estratégica para o atendimento com presteza e qualidade aos seus clientes.
Com essas mudanças, novos parceiros surgiram e, consequentemente, novos produtos foram inseridos na composição da linha da Call Med, como os medicamentos genéricos e os saneantes. Atualmente, a Call Med, que atende toda a região do Nordeste, Norte, ES, RJ, MG e GO, conta com uma forte equipe que, com o espírito de família, vem agregando novas oportunidades, contribuindo para que seja alcançado seu principal objetivo: distribuir saúde com qualidade.