Nutricionista dá dicas de como equilibrar a alimentação nas festas de fim de ano
Confraternizações, Natal, Ano Novo, o mês de dezembro é recheado de festividades que reforçam o encerramento de ciclos e celebram as novidades com a chegada de um novo ano. Seja qual for a ocasião, para muitos, as festas e reuniões são sinônimos de fartura e grande diversidade na gastronomia, o que pode colocar em risco uma dieta mais balanceada nesse período.
Para auxiliar aqueles que desejam manter o equilíbrio entre aproveitar o momento, mas sem prejudicar a saúde, a nutricionista do Hospital São Camilo Fortaleza, Raiane Lima, reforça algumas dicas importantes para não deixar os hábitos saudáveis de lado:
Evite pular refeições
Pular refeições no decorrer do dia na tentativa de compensar o exagero de um jantar ou uma ceia, é um dos principais erros cometidos no fim de ano. Manter a regularidade da alimentação, no intervalo de três em três horas, como indicado, é fundamental para que não ocorra maiores exageros.
Atenção na preparação do prato
No momento da refeição, opte por preparações com maior teor de proteínas, saladas e frutas. A variedade de cores e sabores no prato ajudam a manter a saciedade além de garantir os nutrientes corretos de que o nosso corpo necessita.
Álcool e comidas gordurosas
Durante as festas, escolha preparar as refeições com ingredientes frescos e naturais. Alimentos embutidos e comidas extremamente gordurosas são os grandes vilões para os que desejam cortar os exageros. Para aqueles que têm o hábito de consumir bebidas alcoólicas no período, é importante sempre se manter hidratado e beber com moderação.
Equilíbrio é a chave
A restrição por completo durante as festividades não faz bem para o corpo e nem para a mente. É importante lembrar que essas comemorações acontecem uma vez ao ano, então basta equilibrar e moderar, para não passar vontade e correr o risco de compensar em outro momento oportuno.
De volta à rotina
Para finalizar as dicas, é importante estabelecer o momento de voltar a sua rotina de alimentação e atividades físicas. Após os eventos, retorne para o consumo de frutas, verduras e pratique exercícios físicos no dia a dia.