A influência da alimentação saudável e atividade física para a saúde mental
Uma nutrição adequada e a prática constante de atividade física são essenciais para a saúde física e mental. Um estudo publicado na revista Nutrients analisou um grupo de universitários e os seus hábitos alimentares, o resultado demonstrou que uma alimentação saudável pode melhorar os sintomas de transtornos mentais e até aumentar o sucesso acadêmico. Em contrapartida, a ingestão de uma dieta pobre, a base de carboidratos refinados, alimentos processados e excesso de gordura saturada, está ligada a uma pior saúde emocional.
A médica Isadora Machado ressalta que a junção de alimentação saudável e atividade física são comprovadamente benéficas a qualidade de vida e longevidade saudável. No entanto, a adoção de uma dieta equilibrada não é capaz de solucionar os problemas de saúde emocional de forma isolada. “O ideal é que os pacientes sejam avaliados de forma individualizada a fim de descartar se os sintomas de ansiedade e depressão são devidos a deficiências hormonais e de nutrientes. Em casos de suspeita de transtornos mentais, é fundamental a procura de um especialista”, explica a médica.
Isadora aponta seis práticas que ajudam a mantermos a saúde mental, cerebral e física, são eles: Exercício físico; Dieta anti inflamatória e rica em antioxidantes, como a mediterrânea; Ter vida social; Dormir bem; Meditar, e Check-up regular.
Sobre a fonte
Dra Isadora Machado trabalha com emagrecimento, longevidade e bem-estar