Indústria de MDF atinge marca de 40 milhões de árvores reflorestadas
Iniciativa da Floraplac garante preservação em fazendas nos estados do Pará e Maranhão
A primeira indústria de MDF da região amazônica, a Floraplac, acaba de alcançar a marca de 40 milhões de árvores reflorestadas. Foram cerca de 300 mil mudas plantadas por mês, e aproximadamente 4 milhões por ano. E a meta agora é plantar mais 8 milhões de árvores até 2025, seguindo a missão de manter as operações da empresa dentro de altos padrões de sustentabilidade.
O replantio feito pela Floraplac garante a preservação do meio ambiente e matéria-prima própria e de qualidade para a produção de um MDF de alto padrão. As áreas reflorestadas totalizam mais de 35 mil hectares, distribuídas em 30 fazendas em municípios nos estados do Pará e Maranhão.
Segundo Argeu Duarte Júnior, diretor comercial da Floraplac, os números reforçam a missão da empresa. “Todas as nossas atividades são pautadas na sustentabilidade ambiental. A utilização desta planta vem de florestas de replantio, evitando o desmatamento. Temos o compromisso de atuar na redução de impactos ambientais, mostrando que é possível alcançar um crescimento econômico de forma ética e responsável”, enfatiza.
O profissional cita ainda os benefícios do MDF fabricado com eucalipto: “O MDF feito com o eucalipto traz mais benefícios como resistência a rachaduras, quebras no momento da fixação, proporcionando montagem e remontagem segura sem sofrer desgastes na sua reutilização”. De acordo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o plantio de eucalipto tem impactos positivos na melhoria da qualidade do ar. Consequentemente, isso traz conforto térmico, redução da poluição sonora, redução da intensidade da erosão e melhoria da vazão de mananciais.
Os produtos da Floraplac podem ser encontrados em lojas de mais de 20 estados do país, dentre eles o Ceará, nos municípios de Fortaleza, Aracati, Caucaia, Granja, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Marco, Morada Nova, Morrinhos, Pacajus, Sobral, Tianguá, Crato e Eusébio.
Sobre a Floraplac
Fundada em 2010, a Floraplac MDF faz parte do grupo Concrem. É a primeira indústria de MDF (Medium Density Fiberboard) da região amazônica, com sede no município de Paragominas – considerado o Munícipio Verde do Estado, que hoje beneficia mais de 500 famílias, sendo maioria nativa de região e proximidade. Produz em média 180.000 m³/ano, mantém um rígido padrão de qualidade, capacita seus colaboradores e conta com a mais alta confiança de seus clientes.
A maneira visionária do Grupo Concrem deu a eles o título de maior reflorestadora do mundo de Paricá – espécie nativa da região Amazônica. A partir desta vantagem, a Floraplac MDF se beneficia com logística privilegiada que se integra desde o plantio até a industrialização dos produtos acabados. Respeitando o planeta, busca implantar em seus processos operacionais um sistema de confiança no produto final, que atenda com total satisfação seus clientes e colaboradores.