TV News

Campus de Medicina do IDOMED em Iguatu recebe autorização do MEC para operar

O novo curso de Medicina oferecerá 30 vagas no primeiro semestre de 2022 e as inscrições para o processo seletivo se encerram no dia 15 de março de 2022

O curso de Medicina do IDOMED, vinculado ao Centro Universitário Estácio do Ceará, no município de Iguatu recebeu autorização oficial do Ministério da Educação (Portaria de autorização do curso nº 514, publicada no dia 04 de março de 2022 e a Portaria de Credenciamento do Campus nº 124, publicada no dia 25 de fevereiro de 2022) para entrar em operação. A Unidade vai oferecer aos futuros médicos uma infraestrutura que inclui o que há de mais moderno para garantir a adequada execução do projeto pedagógico do curso. O curso de Medicina do IDOMED tem duração de seis anos com aulas teóricas e práticas em laboratórios e cenários externos (unidades de saúde, policlínicas e hospitais).

Ao longo do curso, os alunos terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo de anatomia em realidade virtual. A instituição de ensino vai disponibilizar também laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem – tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia *com peças cadavéricas formolizadas* e de técnicas cirúrgicas simuladas. A unidade contará também com uma biblioteca completa e tecnológica, além de laboratórios de informáticas.

“A tecnologia veio para somar e complementar os métodos de ensino tradicionais, como o estudo em peças humanas cadavéricas, por exemplo. O que estamos propondo é um aprofundamento e uma imersão ainda maior nos processos fisiológicos e patológicos que envolvem a saúde física e mental. Os alunos são expostos aos conteúdos do curso de uma forma diferente, significativa e que emociona, muito mais conectada com a realidade dessas novas gerações”, explica o prof. Silvio Pessanha, Diretor Nacional de Medicina do IDOMED. Além disso, destaca Pessanha, a unidade contribuirá para o desenvolvimento da rede de Saúde na região, formando profissionais altamente qualificados e fornecendo estrutura de ponta.  

O campus de medicina do IDOMED em Iguatu vai a integrar uma rede que conta com 16 unidades de ensino de medicina em dez estados do Brasil, mais de sete mil alunos e contamos com mais de 130 unidades de Saúde parceiras para a prática clínica, como hospitais, serviços de pronto atendimento e unidades básicas de saúde. Vinculado à Estácio, uma das maiores instituições de ensino superior do país, o campus oferecerá 30 vagas para o primeiro semestre de 2022 e os candidatos serão classificados e aprovados exclusivamente pela nota do ENEM – os resultados usados serão do período contemplado entre 2017 e 2021. Do total de vagas anuais autorizadas, 10% serão ofertadas com bolsa integral. 

“A autorização oficial do MEC chancela a qualidade do ensino e da infraestrutura que ofereceremos, em prol de uma formação humanizada e global, contribuindo também para um sistema de saúde regional cada vez melhor e mais eficiente para atender a população”, enfatiza Edemilson Marques, Diretor Regional das unidades Norte e Nordeste do IDOMED.

A inauguração da sede do IDOMED (Instituto de Educação Médica) em Iguatu faz parte da atuação emblemática da instituição que oferece alto nível de desempenho acadêmico aplicado ao curso de Medicina e, por isso, foi uma das escolhidas pelo MEC para iniciar mais um curso, no âmbito do Programa Mais Médicos, implantado pelo Governo, e expandir sua atuação no estado do Ceará, juntamente com os outros três cursos de Medicina do IDOMED, já em operação, nos municípios de Juazeiro do Norte, Canindé e Quixadá. Juntos ofertando um total de 250 vagas anuais de Medicina no Estado do Ceará

O trabalho está orientado para os desafios do futuro, tendo sempre a Medicina a serviço das pessoas. Contamos com um corpo docente altamente especializado e titulado, com laboratórios equipados, parceria com os principais hospitais e unidades de Saúde, com tecnologia aplicada à prática clínica. E, acima de tudo, com o cuidado humano.

Ao todo são 16 unidades de ensino em dez estados do Brasil, mais de sete mil alunos e mais de 130 unidades de Saúde parceiras para a prática clínica, como hospitais, serviços de pronto atendimento e unidades básicas de saúde.

“A abertura da unidade trará uma fase de maturação da nossa base e, juntas, elas serão as alavancas para o nosso crescimento, principalmente, nas regiões do interior do país. A abertura do campus de Iguatu é um marco importante para a nossa captura de valor. Hoje, O IDOMED é uma das maiores escolas médicas do Brasil, com mais de sete mil alunos”, avalia Edemilson Marques.

Os interessados podem se inscrever no site:  econ.rio.br/iguatu22-1