Fecomércio, CDL e FCDL atuarão juntas em favor do comércio em caso de vitória da chapa liderada por Maurício Filizola
Unir forças para fortalecer o setor do comércio no Ceará, através da convergência de esforços das entidades que representam o setor. Esse foi o propósito do encontro que ocorreu hoje (16/03) com as presenças dos presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Freitas Cordeiro, e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), Assis Cavalcante, com os representante da chapa Renovação e Libertação, liderada pelo empresário Maurício Filizola, que concorre à presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio). Durante quase duas horas, os mais de 30 empresários presentes, representantes de diversos sindicatos, discorreram sobre a necessidade de mudança e da importância da alternância de poder na Fecomércio.
Filizola destacou que o grupo tem uma missão coletiva de melhorar e fortalecer a representatividade empresarial do setor de comércio no Ceará. “Será muito especial e importante termos uma gestão da Federação atuando junto e em parceria com a FCDL e CDL, somando forças. O servir das nossas casas não é para separar, é para nos unir. A Fecomércio é uma instituição que pertence a todos nós e a todos os empresários cearenses, independente se ele é um microempreendedor individual, um médio ou grande empresário”.
Segundo Freitas Cordeiro, ele nunca tinha visto tanta expectativa em torno de uma eleição no meio empresarial como agora. “É uma aspiração de toda a sociedade, existe uma torcida grande em torno do Maurício Filizola. Tem muita gente impressionada com a coragem dele”, destacou. “Eu aderi ao seu nome logo na primeira hora porque vejo nele predicados importantes e uma possibilidade grande de renovar a Federação. Essa mudança é muito importante para o nosso segmento e uma oportunidade de termos uma afinidade de trabalho”, defendeu Cordeiro.
Para Assis Cavalcante, presidente da CDL, a união de esforços permitirá fazer muita coisa pelos segmentos do comércio, varejo, serviços e turismo. Ele lembrou do esforço conjunto das entidades empresariais no momento da pandemia e o quanto foi importante contar com a coragem, a capacidade e a liderança de Maurício Filizola na condução da Fecomércio naquele momento. Ele falou da ainda das qualidades e representatividade dos membros da chapa e se mostrou confiante na vitória.
O empresário José do Egyto, um dos membros da chapa, destacou a importância que a gestão de Filizola à frente da Fecomércio teve para despertar os sindicatos para a sua própria importância e que agora estão todos unidos para fortalecer a sua atuação.
A alternância de poder na Federação foi defendida com muita firmeza pelo empresário Deusmar Queirós. “Tenho 30 anos de atuação na CDL. Venho de uma instituição que, em nenhum momento, deixou de ter alternância de poder. Todos os que foram eleitos renovaram seus mandatos quando quiseram, mas sempre tivemos a preocupação e a sabedoria de encontrar um novo líder”, destacou. Deusmar falou ainda que a Fecomércio é um órgão que precisa ser renovado porque tem excelentes oportunidades de melhorar o perfil do comerciante cearense. Ele também deixou claro o que o motivou a aceitar disputar a eleição: “Conheço o caráter do Maurício como empresário, como amigo e como cidadão. E não tive dúvida em nenhum momento que gostaria de estar ao lado dele e de todos vocês”, concluiu.
O empresário Honório Pinheiro, um dos nomes da chapa, fez um breve resgate sobre o propósito da criação do Sistema S, que é o de servir as empresas, seus empregados e a sociedade. E ele entende que a Fecomércio deve servir ao propósito de desenvolvimento do Estado do Ceará e aos que mais precisam. “O desvio de propósito da entidade é o que nos entristece. Mas não tenho dúvidas de que nós faremos a transformação desta instituição, sob o comando do Maurício Filizola”.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, também é um defensor da renovação na Fecomércio e falou da satisfação de compor a chapa junto com outros empresários que são referência no Brasil. “Essa renovação é importante porque o recurso pago pelo empresário deve voltar em forma de benefícios para os nossos colaboradores”, defendeu.
“Este encontro, bem como a força e o incentivo que eu e meus companheiros recebemos ao longo dessa jornada, nos mostra que estamos crescendo e que a vitória será alcançada”, comemora Filizola.