25 anos da Defensoria Pública: Associação lança documentário histórico em cinema de Fortaleza
“A defensoria pública existe para aqueles menos favorecidos, vulneráveis e muitas vezes sem conhecimento dos seus próprios direitos”, destaca presidenta da ADPEC
No próximo dia 30 de abril, a ADPEC celebra os 25 anos da Defensoria Pública do Ceará com o lançamento do documentário “ADPEC, Nossa História!”, que narra a luta inicial pela consolidação da Defensoria Pública no Estado. Esta é a primeira vez na história da DPCE, que a sua instalação será retratada em um documentário real, com entrevistas exclusivas e exibido no cinema. A produção apresenta o labor e o movimento de um grupo pioneiro que estruturou a criação da Instituição no Ceará.
A Defensoria Pública no Estado
Composta por 342 profissionais, a Defensoria Pública do Ceará tem uma história marcada por batalhas incessantes para que a população cearense tenha acesso à justiça de forma digna. Criada por meio da Lei Complementar em junho de 1997 e sancionada pelo então governador Tasso Ribeiro Jereissati, no dia 28 de abril do mesmo ano, a DPCE, desde então, passou a ser uma instituição que presta assistência judicial e extrajudicial de forma gratuita e integral a população hipossuficiente.
As ações da Defensoria se estendem desde a Defesa da Mulher, Idoso, Saúde, Direitos do Consumidor, entre outros. Cada área tem como objetivo auxiliar o cidadão na garantia dos seus direitos civis garantidos por leis. De acordo com a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC), Andréa Coelho, “a Defensoria Pública existe para aqueles menos favorecidos, vulneráveis e muitas vezes sem conhecimento dos seus próprios direitos”.
Desde sua criação, a Defensoria Pública tem fundamentado seu trabalho em bases humanistas e solidárias buscando não apenas soluções técnicas e formas de acesso à justiça, mas principalmente de proximidade com os movimentos sociais. “A ADPEC tem pautado diariamente atividades em favor do defensor público, pois enxergamos a categoria e a instituição como ferramentas primordiais para a redução das desigualdades sociais e para consolidação da justiça em prol da população hipossuficiente, haja vista que suas demandas seriam tidas como invisíveis e até mesmo silenciadas se não fossem expressadas por meio dos defensores públicos”, destaca Coelho.
Documentário
O documentário celebra os 25 anos da Defensoria Pública do Ceará e será exibido no Cinema RioMar, a partir das 10h30 do dia 30 de abril. A mostra inicial é apenas para convidados, porém, posteriormente, o material será divulgado para que todos tenham acesso. A produção feita pela Super 7 Filmes, apresenta o labor e o movimento de um grupo de defensores que, em 1993, se mobilizou para instalar a Defensoria Pública no estado. O exercício da categoria, até então, era ligado à Secretaria de Justiça.
Coquetel
No lançamento, após a exibição do documentário, será feito um brinde ao aniversário de 25 anos da Defensoria Pública no Ceará e uma homenagem ao grupo pioneiro que rompeu barreiras e consolidou a Defensoria no Estado, a ADPEC, aos colegas Defensores e Defensoras Públicas e autoridades que contribuíram para a criação da DPCE.
Legenda: Foto de integrantes da ADPEC nos corredores da corredores da AL-CE. Madalena Pontes, Luciano Hortêncio, Maria Luiza Rocha, Maria Salete Amoreira, Maria Regina Pontes, Angélica Bezerra e Andréa Coelho (da esq. para direita).