Centrais de Reciclagem RioMar completam 8 anos de atuação com ações em prol do socioambiental
Foto Camila de Almeida: Dona Luciana dos Santos, recicladora há 8 anos na Central de Resíduos do RioMar Fortaleza, que atualmente contribui com a renda de 21 pessoas com o reaproveitamento dos materiais destinados à reciclagem.
Uma garrafa pet descartada na natureza pode levar em média 450 anos para se decompor, mas quando destinada à reciclagem e à reutilização, minimiza esse impacto no meio ambiente e ainda pode contribuir com a geração de renda e emprego para muitas pessoas. Para convidar a refletir sobre esse impacto e mudanças de hábitos para um mundo melhor, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, reconhecidos pelo compromisso às iniciativas de sustentabilidade, desde a concepção arquitetônica até suas práticas diárias na Central de Resíduos e Compostagem, promovem a Semana da Reciclagem, de 17 a 21 de maio.
Na programação, que pode ser conferida em detalhes nas redes sociais dos shoppings, serão realizadas, ao longo na semana no mall do shopping, oficinas de compostagem caseira e de reciclagem, além de ações de conscientização sobre a separação correta dos resíduos, seus tipos e composição, como os sachês de condimentos não utilizados.
Reciclagem que impacta vidas – Centrais de Resíduos RioMar
Entre as práticas socioambientais de destaque dos empreendimentos do Grupo JCPM em Fortaleza estão as Centrais de Resíduos, que completam oito anos em 2022 e onde acontecem a separação e a destinação de todo o material com potencial de reciclagem, gerados pelos shoppings.
Só no ano de 2021, foram reciclados mais de 570 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio, que resultaram, mensalmente, em renda para 21 famílias de recicladores que moram nas comunidades do entorno dos shoppings. Os espaços são administrados por eles próprios, por meio de cooperativas, que ficam responsáveis pela comercialização e divisão de todo o valor arrecadado com a venda dos materiais. No RioMar Fortaleza, atua a Associação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, e no RioMar Kennedy, a Associação de Catadores de Fortaleza.
Muito mais que números, estes espaços impactam vidas, contribuindo com emprego e renda de pessoas como a dona Luciana dos Santos, 51 anos, que era recicladora nas ruas, mas que há oito anos encontrou segurança e melhores condições de trabalho na Central de Resíduos do RioMar Fortaleza. “Sou mãe solteira, tenho 3 filhos e 3 netos e o sustento sempre tirei da reciclagem. Depois que eu cheguei aqui, já consegui reformar até minha casinha, que era baixa, sabe, e eu ainda cuido do meio ambiente”, compartilha.
Dados da Reciclagem nas Centrais RioMar Fortaleza e Kennedy/Ano 2021:
Mais de 440 mil quilos de papel /papelão
Cerca de 3 mil quilos de vidro
Mais de 32 mil quilos de plástico
Cerca de 12 mil quilos de metais (ferro e alumínio)
Cerca de 85 mil quilos de outros resíduos
Serviço:
Ações da Semana da Reciclagem dos shoppings RioMar
Quando: 17 a 21 de maio
Onde: RioMar Fortaleza (R. des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu) e RioMar Kennedy(Av. Sargento Hermínio Sampaio – 3100 – Pres. Kennedy)
Informações: @riomarfortaleza e @riomarkennedy