Cláudio de Moura Castro chega à Fortaleza para coordenar novo projeto em Universidade
Cláudio de Moura Castro é um economista brasileiro, professor e especialista em educação. Foi o terceiro PHD em economia no Brasil. É graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem mestrado em Economia pela Universidade de Yale e iniciou o doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley, concluído na Universidade de Vanderbilt.
Claudio de Moura Castro lecionou em prestigiadas universidades do Brasil e do mundo, entre elas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a Fundação Getúlio Vargas, a Universidade de Brasília, a Universidade de Chicago, a Universidade de Genebra e a Universidade da Borgonha.
Entre 1979 e 1982 foi diretor geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entre 1982 e 1985 foi secretário-executivo do Centro Nacional de Recursos Humanos. Entre 1970 e 1985 foi técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
No exterior, Cláudio de Moura Castro foi Chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT, em Genebra. Foi Economista Sênior de Recursos Humanos do Banco Mundial, em Washington. Foi chefe da Divisão de Programas Sociais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao aposentar-se do BID, assumiu a Presidência do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras. É assessor especial da Presidência do Grupo Positivo.
Cláudio de Moura Castro é um especialista em educação e como economista vem avaliando as mazelas da educação brasileira a partir dos fatos. É autor de diversos artigos científicos e mais de 35 livros publicados, entre eles: “Educação Brasileira: Consertos e Remédios” (1984), “Os Tortuosos Caminhos da Educação Brasileira” (2013), uma coletânea dos ensaios que publica mensalmente na sua coluna na revista Veja, e “Você Sabe Estudar” (2015).
Cláudio está em Fortaleza a convite da Organização Educacional Farias Brito. Ele é responsável por um novo projeto do Centro Universitário Farias Brito.