Transformação social e democratização do acesso à cultura e às artes
Três cidades do Ceará – Fortaleza, Itapipoca e Jijoca de Jericoacoara – serão contempladas com ações do Cine+, do LAB Cidades Criativas e Escolas Criativas, programas inovadores que buscam a transformação social e a democratização do acesso à cultura e às artes. O lançamento dos programas aconteceu nesta quinta-feira (26), pela manhã.
Requalificação de espaços urbanos
Uma praça de Fortaleza será requalificada pelo programa LAB Cidades Criativas, que visa promover ações de intervenção urbana e ocupação cultural em vazios urbanos. A reestruturação do espaço será feita com técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. Os impactos dessas transformações incluem uma dinâmica social que valoriza as territorialidades, a inteligência coletiva e uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade e seu entorno. A praça escolhida será divulgada em breve.
O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização da Acidum Project, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, produção executiva Cinco Elementos, consultoria executiva da Marco Zero e agradecimento Enel.
Itapipoca terá sala pública de cinema
Itapipoca, localizada a 342 quilômetros da capital cearense, será contemplada com uma sala pública de cinema. A iniciativa integra as ações do programa Cine +: cultura, educação e sustentabilidade, que consiste em democratizar a arte a partir da construção de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. A sala trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Para além de exibição cinematográfica, o local será um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas. O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 20 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.
O Cine + é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel.
Escolas Criativas será expandido
O município também receberá as intervenções do programa Escolas Criativas — cultura, educação e sustentabilidade, que busca promover uma maior ação cultural no ambiente escolar a partir da implementação de ações de difusão, formação, inovação e pesquisa. O programa prevê a requalificação das instalações físicas das escolas contempladas e a introdução de novas metodologias de ensino. O programa já é uma realidade em Jijoca de Jericoacoara, que terá continuidade ao processo iniciado nos anos anteriores e será implementado pela primeira vez em Itapipoca.
O programa Escolas Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Cinco Elementos, com produção executiva da Marco Zero, em parceria com Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Prefeitura de Itapipoca, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel
Sobre a Quitanda Soluções Criativas
Com escritórios no Rio de Janeiro e no Ceará, a Quitanda Soluções Criativas atua como um negócio de alto impacto para o desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Há 15 anos, a agência e produtora cultural vem impactando o setor de forma ampla, partindo da criação, da execução, da formação, até a produção cultural e caminhando em direção à difusão artística.
Sobre a Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará fornece energia elétrica nos 184 municípios do Estado do Ceará, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados. A Companhia conta com uma base comercial de aproximadamente 4,38 milhões de unidades consumidoras, envolvendo uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes. É a terceira maior distribuidora do Nordeste em volume distribuído.