Andréa Dall’Olio abre a exposição AD-Genomas no Espaço Cultural Casa José de Alencar.
Reunindo obras ecléticas de mais oito artistas, a mostra, que tem curadoria de Nathalie Nicolas, será aberta no próximo sábado (02 de julho).
A artista visual cearense Andréa Dall’Olio une-se aos ceramistas J. Siebra e Jacinta Cavalcante, ao designer Erico Gondim, à fotógrafa Ingrid Barreira, ao escultor Neil Preece, à pintora Ana Martins, ao pintor e ceramista Túlio Paracampos e à pintora e escritora Lia Sanders, dando origem a exposição Ad -Genomas, apresentando um diálogo que perpassa linguagens e formas na busca de uma dialética, uma semântica em que a natureza e a ancestralidade, seus signos, símbolos e apelos aparecem como fundamento e finalidade.
Inicialmente, a AD-Genomas (adição dos genomas), surgiu com o intuito de dar foco ao têxtil, como expressão de arte contemporânea, que sai dos espaços familiares, ganha um palco, e é valorizado como arte, é o resgate de toda energia ancestral. A. Dall’Olio, através do seu processo criativo, aborda a questão da ancestralidade feminina em relação ao deslocamento das técnicas manuais praticadas pelas mulheres que, historicamente, estavam condicionadas ao espaço privado e que, hoje, existem na arte contemporânea. Sua produção artística funciona também como um meio de transmitir a própria biografia, tendo em vista que o têxtil está presente em sua família há muitas décadas.
Todos os artistas convidados por Andréa têm uma ligação e um elo entre seus trabalhos, transformando a AD-Genomas em um grande laboratório de experimentações artísticas. Do encontro dos elementos, emergem sinergias poéticas que ganham movimento e vão além de objetos a serem percebidos, passando a objetos que também percebem.
As obras transmitem uma dupla leitura que transcende as preocupações prementes do mundo moderno, convidando à fruição e à superação das expectativas cotidianas, incluídas as noções de vida e morte, da identidade, da origem e do questionamento da nossa capacidade de sobrevivência num planeta ameaçado pela superexploração dos recursos naturais, questões que hoje parecem muito urgentes.
Exposição AD-Genomas
adgenomas
Abertura 02 de julho, 10-14h
Em cartaz até 26 de julho, de 2ª. à 6ª. – 8h às 17h e sábado – 08h às 12h
Agendamento de visitas em grupo pelo site: https://bit.ly/3zJZXRm
Local Casa José de Alencar, sala Valdelice Girão
Endereço: Av. Washington Soares, 6055 – Fortaleza, Ceará.
Fone: (85) 3366.9276
Acesso gratuito e aberto a todos os públicos
Andréa Dall’Olio @andreadallolio convida:
Ana Martins @blog.anapatriciamartins
Érico Gondim @ericogondim.design
Ingrid Barreira @ingridbarreira.photo
J. Siebra @josesiebraart
Jacinta Cavalcante @jacintacavalcanteart
Lia Sanders @liasanders_arte
Neil Preece @neil_preece
Túlio Paracampos @tulioparacampos
Curadoria Nathalie Nicolas @n.n.c.a
Expografia Bernt Carstenschulz @et_ca_aussi_
Produção Veridiana Brasileiro @veribrasileiro
Assessoria de imprensa Iratuã Freitas @iranoinsta
Apoio MAUC @museudeartedaufc