Associação de Costureiras do Vicente Pinzón recebe qualificação pelo Instituto JCPM para customização de abadás
(Foto: Banco de Imagens)
De 4 a 11 de julho, cerca de 20 costureiras da Associação Arte Costura do bairro Vicente Pinzón participam de qualificação gratuita oferecida pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Com as oficinas, as mulheres poderão aprimorar suas habilidades em design, moda, tendências, atendimento e precificação na customização de abadás.
Esta é a terceira edição da ação social do Instituto JCPM que, em parceria com o RioMar Fortaleza, além de oportunizar a essas mulheres em situação de vulnerabilidade social a desenvolverem as suas habilidades, ainda contribui com a renda das participantes por meio de uma loja social cedida pelo shopping, onde elas atendem aos foliões do Fortal com a customização de abadás. Na loja social, toda a renda arrecada é revertida entre as costureiras.
A coordenadora da Associação Arte e Costura, Edineuza Reis, enfatiza: “Desde a primeira vez que participamos dos cursos do Instituto e trabalhamos dentro de uma loja no shopping, as nossas vidas foram muito impactadas, pois nós aprendemos muito e ficamos ainda melhores na costura, fizemos novos clientes, nosso trabalho ganhou visibilidade também na comunidade e a nossa renda aumentou”.
Qualificação e Empreendedorismo
Com o projeto “Costuras Empreendedoras”, desde 2018 a Unidade Papicu do Instituto JCPM de Compromisso Social desenvolve um trabalho contínuo com as participantes da Associação Arte Costura. Assim, promove cursos sobre noções de empreendedorismo, atendimento, precificação, exposição dos produtos, marketing, entre outros conhecimentos. Outra iniciativa é com a participação no Quiosque Solidário, espaço cedido no Piso E2 do RioMar Fortaleza, onde as mulheres podem divulgar e comercializar os produtos produzidos na comunidade.
Sobre a Associação Arte Costura
A Associação Arte Costura é formada por 20 mulheres do Bairro Vicente Pinzón e trabalha com foco no desenvolvimento profissional e em iniciativas que gerem renda para as participantes. A partir de parcerias, a instituição promove formação voluntária em artesanato e costura, proporcionando autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de ações de conscientização quanto às questões da comunidade.