TV News

Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer: entenda o que é e a importância da Medicina integrativa

O Instituto Roda da Vida é uma associação, que promove terapia terapêutica, educação e acesso à informação a pessoas com câncer.

No dia 4 de Agosto é comemorado o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. Além dessa data, também temos o dia 5 de Agosto, onde é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Diante dessas datas, podemos destacar a Medicina Integrativa, prática que alia o tratamento convencional de doenças, práticas que garantem serenidade e equilíbrio para o sucesso dos tratamentos, como meditação, yoga, canto etc. O Instituto Roda da Vida, em Fortaleza, recebe gratuitamente pacientes do Estado, encaminhados por hospitais de referência no tratamento contra o câncer, para tratamento complementar ao tradicional. Ou seja, a ideia é associar à quimioterapia e radioterapia, atividades como ioga, meditação, dentre outras.

“Essa nova abordagem tem conquistado espaço em instituições de pesquisa, hospitais, unidades de saúde e consultórios médicos ao propor uma mudança de paradigma no tratamento médico: a doença não sendo mais o principal foco de atenção, mas o paciente por inteiro – corpo, mente e espírito”, destaca Paola Tôrres, médica onco-hematologista e presidente do Instituto Roda da Vida, que atua com Medicina Integrativa gratuitamente com pacientes do câncer. Nesse momento, as atividades estão ocorrendo online, como a ioga, que ocorre às terças e quintas, gratuitamente.

Importante destacar que o cuidado com o enfermo deve ser algo imprescindível por parte dos médicos, por parte dos amigos e sobretudo da família. Cuidar da pessoa é tão importante quanto combater a doença, pois a pessoa que está doente passa por um momento muito delicado, difícil, e precisa de apoio, carinho, atenção e amor.

Paola Tôrres, médica onco-hematologista e presidente do Instituto Roda da Vida.

Segundo Paola, “uma extensa lista de instituições e médicos muito conceituados da área de saúde adotaram recentemente a data (23 de janeiro). Essa atitude visa promover, em nível mundial, o diálogo, a educação, a colaboração em iniciativas e a aplicação de medicina centrada no paciente, holística, sustentável econômica e ambientalmente, e consciente da necessidade de interação entre atuações médicas”.

Para Paola, a cura, segundo a medicina integrativa, não vem somente de fora, mas de dentro. “Remédios, tratamentos, cirurgias são necessários para acelerar a recuperação – obviamente – mas não são tudo e nem podem fazer todo o trabalho sozinhos. É uma mudança de entendimento. É um conjunto de ações que envolvem todo o bem-estar do indivíduo: desde seu estado físico, até o espiritual”, conclui.

Para melhores informações sobre o Instituto Roda da Vida é só acessar o site: https://www.institutorodadavida.org.br/sobre-1-cqm1