Sabia que a falta de higiene bucal pode afetar seu coração?
Endocardites e outras doenças cardíacas podem ser evitadas através da higienização bucal, explica especialista
Um dos problemas que causa mais medo nas pessoas são as deficiências cardíacas. Quando elas aparecem, é comum que se pense que foi ocasionado por algo maior, como tabagismo, hipertensão, diabetes e obesidade. Essas são algumas das causas que muitas vezes acarretam um problema cardíaco. No entanto, você também sabia que uma “simples” falta de higiene bucal também pode causar um problema no coração?
A verdade é que muitas pessoas não dão a devida importância ao tratamento bucal. Dessa forma, como sabemos que a boca é porta de entrada do nosso organismo, diversos problemas e doenças se desenvolvem a partir da falta de cuidado ou higienização oral.
A relação da falta de higienização bucal com problemas cardíacos se dá quando, por meio das feridas causadas pela gengivite e periodontite, as bactérias da boca caem na corrente sanguínea. “Quando essas bactérias chegam ao coração, elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação, podendo resultar até em uma endocardite, ou seja, uma infecção do revestimento interno do coração”, explica o dentista Adriano Abreu.
Estudos revelam que 40% das endocardites são oriundas de focos infecciosos bucais. Estas, em sua maioria, são ocasionadas por uma bactéria que normalmente se aloja na boca: a estafilococos. Ela tem afinidade com o coração e também pode se alojar no órgão vital.