TV News

A tímida presença da mulher na politica

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidaturas de mulheres na bancada política cresceu 33,3% nas esferas federal, estadual e distrital. De fato é um avanço. Ao todo, foram 9.415 registros do gênero para concorrer aos cargos. No entanto, a tímida presença da mulher na política ainda é realidade, mesmo após 90 anos da conquista do direito ao voto pelas mulheres.

Desde 2018 está em vigor a norma que obriga os partidos a reservarem ao menos 30% do fundo eleitoral para candidatas mulheres. Uma conquista que precisa ser mais estimulada para o público feminino, de lutar por cargos públicos em busca de melhoria pro seu povo, como explica a candidata a deputada federal, Elinete Torres. ” Como mulher, sempre desejei pessoas como eu, e como várias, estar na política brasileira lutando por igualdade sem distinção. Respeitar e cumprindo as leis e normas de conduta dessa vida. Vejo que é urgente um olhar e ações comprometidas verdadeiramente com o povo e para o povo.”, afirma.

Propostas

  • Projeto de Lei que possa alterar O PL 1.951/2021, abrindo espaço para debater e aprovarmos a Paridade de Gênero na Política Brasileira, que prevê percentual de preenchimento mínimo de vagas para candidaturas feminina e para dar destinação proporcional aos gastos de campanha com recursos do Fundo Partidário (Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos) e FEFC (Fundo Especial de Financiamento de Campanha).
  • Faz-se necessário que haja essa compreensão dos partidos e que esse repasse de 50% do Fundo Partidário e Fefec aconteça de fato e de direito. Afim de que mais mulheres e mulheridades ( pretas, negras, pardas) ocupem os espaços na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas na Câmaras Legislativa do Distrito Federal e Câmaras Municipais.

Sobre Elinete Torres
Elinete é natural de Cajazeiras, alto sertão paraibano. É pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba, e atualmente atua como corretora de imóveis. Em 2020 concorreu para vereadora de Fortaleza e entrou como suplente de vereador. Neste ano, Elinete concorre para deputada federal pelo PP no estado do Ceará, com o número 1113.