Dia das Crianças: saiba como preservar a segurança dos pequenos nos condomínios
No dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, também é celebrado o Dia das Crianças. A data é uma ótima oportunidade para aproveitar em família e criar novas memórias e tradições que vão ficar eternizadas na lembrança dos pequenos.
Para quem mora em condomínio, é natural que a circulação de crianças nas áreas comuns se intensifique. Como não há nada mais importante do que a segurança delas, a atenção com alguns equipamentos deve ser redobrada, observando cuidados especiais com a utilização pelos pequenos.
São diversos detalhes que podem fazer do condomínio um lugar tranquilo para os pais e divertido para as crianças, de forma que todos os condôminos possam conviver em harmonia. De acordo com Marcus Melo, presidente da Associação das Empresas Administradoras de Condomínios (Adconce), o síndico tem o grande desafio de tornar o local agradável e seguro, seguindo as normas vigentes.
“Para facilitar a prevenir acidentes, é importante que haja um cuidado redobrado em áreas como a piscina. A recomendação é que sejam instaladas grades ou portões de acesso a área, além de pisos antiderrapantes que evitam quedas acidentais. Vale verificar, ainda, a pressão do bombeamento de água e instalar grelhas protetoras que evitam que partes do corpo sejam sugadas”, afirma Marcus Melo.
Além disso, outro local que merece atenção é o playground, onde as crianças mais ocupam. Os pisos emborrachados amortecem impactos e evitam acidentes graves. As quinas também devem ser arredondadas e o mobiliário não pode ter parafusos sobressalentes ou rebarbas de metal. Os protetores de tomada também são bem-vindos. No banheiro, a recomendação é instalar travas no vaso sanitário.
Outra recomendação é não deixar que crianças desacompanhadas acessem as escadas e elevadores. Apesar dos equipamentos serem seguros, elas precisam estar devidamente acompanhadas por um adulto responsável para se locomover entre os andares. Nas garagens, os pequenos se tornam um ponto cego para o motorista, podendo causar acidentes até mesmo fatais.
“Com essas pequenas e simples atitudes, o condomínio estará protegido e preservando a segurança das crianças. Porém, é sempre importante manter o monitoramento e as manutenções preventivas”, reforça Marcus Melo.